SBCS participa do grupo de trabalho do Pronasolos

SBCS participa do grupo de trabalho do Pronasolos

A presidente da SBCS, Fatima Moreira, está representando a SBCS no Pronasolos – Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil. O Programa está sendo capitaneado pela Embrapa Solos atendendo a uma resolução do Tribunal de Contas da União e envolve dez unidades da Embrapa, quatro universidades, o IBGE, o CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e o MAPA- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa deverá ser o arcabouço para governança de solos do Brasil.

Desde outubro, já foram realizados dois workshops para elaboração de um documento para construir uma estratégia de organização, sistematização e execução de levantamentos de solos, de acordo as prioridades nacionais, regionais ou locais, bem como o controle de qualidade dos mapeamentos e das análises dos solos.

O objetivo principal do Pronasolos é a aquisição e organização de dados e informações sobre solos por meio da realização de levantamentos e interpretações para uso em multiescalas de acordo com as prioridades dos estados e das políticas governamentais. Trata-se de uma política de mapeamento estratégico de solos para planejamento do uso, manejo sustentável e conservação dos solos do Brasil.

De acordo com a pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça, o Pronasolos deverá constituir-se num marco da retomada do país no conhecimento mais detalhado de seus solos. O Programa também possibilitará a construção e gestão de uma infraestrutura de dados de solos unificada, a formação e o resgate de competências em pedologia, o fortalecimento das instituições envolvidas e uma estratégia eficiente de transferência de tecnologias.

O documento elaborado pelos membros do projeto prevê a inclusão do Pronasolos no Plano Plurianual do MAPA, recursos diretos por meio de uma Fundação e contratação, pela Embrapa, de equipe mínima permanente de pedólogos. O programa ainda será incluído na nova Lei de Conservação de Solos e Água.

FONTE: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS)

Share this post


Ação bloqueada