Eventos organizados

Eventos organizados

RPCS 2021

 Ir para o site

A Reunião Paranaense de Ciência do Solo é um evento técnico-científico promovido pelo Núcleo Paranaense de Ciência do Solo vinculado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS).
O Evento da 7ª edição foi organizado pelo Grupo de Solos da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO-PR.
Com o tema “Alta produtividade aliada à conservação do solo”, o evento discutiu a interação das várias áreas da ciência do solo em busca de alta produtividade das culturas agrícolas e a conservação do solo, visando garantir a produção de alimentos com sustentabilidade.
O evento aconteceu de forma on-line nos dias 17 e 18 de novembro de 2021. Além das palestras com profissionais altamente qualificados, teve-se a possibilidade de submissão de trabalhos técnico-científicos na forma de resumos.

RPCS 2019

rpcs 2019

 Ir para o site

 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR) organizaram a “VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo: O Desafio da Produção Agropecuária com Baixo Impacto Ambiental”, nos dias 28 a 31 de maio de 2019. Nosso evento contou com aproximadamente 450 participantes, sendo que deste montante, foi aproximadamente metade do público constituído por discentes da graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Agrárias e a outra parte por docentes, pesquisadores, técnicos, representantes e empresários do Setor Agropecuário. O referido evento ocorreu bienalmente e de forma itinerante. No ano de 2019, o evento ocorreu no Premium Vila Velha Hotel, à Rua Balduíno Taques, 123 – Centro, Ponta Grossa (PR), 84043-560.

 

IX SBES

De 15 a 18 de maio de 2018 foi realizado o Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. Ele tem por objetivo fomentar a discussão e o compartilhamento de informações de projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de ciência do solo e correlatas, com efeitos diretos na popularização da ciência do solo e no desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. O evento é um momento ímpar, onde os estudiosos de todo o Brasil, que tem o sentimento de pertencimento à Educação em Solos, reúnem-se para promover o intercâmbio científico e extensionista, apresentar os resultados dos seus estudos, e divulgar e popularizar a educação em solos, bem como debater os novos rumos a serem tomados nessa importante área.

 

RPCS 2017

rpcs 2017

 

Ir para o site

 

A Reunião Paranaense de Ciência do Solo-RPCS é um evento técnico científico regional de abrangência nacional, bianual, que tem como objetivo ser um fórum para discussão dos principais problemas e divulgação de novas tecnologias e resultados de pesquisa relacionada ao uso, manejo e conservação dos solos do Paraná. A Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) chegou à sua 5ª edição e foi realizada juntamente com o II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA) de 23 a 25 de maio de 2017, em Maringá (PR). O evento foi uma promoção da Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS – NEPAR) e foi realizada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Cocamar Cooperativa Agroindustrial, contando com a parceria do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Embrapa, entre outros.

 

RBMCSA 2016

rbmcsa 2016

 

Ir para o site

 

A Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água – RBMCSA é um evento técnico científico e de inovação tecnológica, promovido pela SBCS em parceria com os núcleos regionais e instituições parceiras, que tem por objetivo promover sistemas sustentáveis de uso dos recursos solo e água para todos os biomas brasileiros. Em 2016, a XX RBMCSA foi organizada pelo IAPAR em parceria com o Núcleo Estadual Paraná-NEPAR da SBCS e teve como tema central “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e da água!”, e se propôs a discuti-lo numa programação que mescla a apresentação de novos conhecimentos científicos com temas de cunho educacional, de difusão de tecnologia e até mesmo aspectos legais que envolvem a conservação do solo.

 

XXVII RELAR e XVIII RELARE

A XXVII Reunião Latinoamericana de Rizobiologia (RELAR) e XVIII Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (RELARE), foi realizada pela Embrapa Soja e pelo IAPAR na cidade de Londrina (PR). O RELAR ocorreu entre os dias 06 e 09 de junho de 2016 e o RELARE nos dias 09 e 10 de junho de 2016.  O tema da XXVII RELAR foi: “Fortalecendo as Parcerias Sul-Sul”.

 

RPCS 2015

rpcs 2015

 

A Reunião Paranaense de Ciência do Solo-RPCS é um evento técnico científico regional de abrangência nacional, bianual, que tem como objetivo ser um fórum para discussão dos principais problemas e divulgação de novas tecnologias e resultados de pesquisa relacionada ao uso, manejo e conservação dos solos do Paraná. É uma promoção da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná/NEPAR. Teve início em 2009 na cidade de Pato Branco e foi organizada pela UTFPR. Em 2011 foi sediada em Curitiba e organizada pela UFPR. Em 20113, em sua terceira edição, ocorreu em Londrina e foi organizada pelo IAPAR. Em 2015, a RPCS na sua 4ª edição, foi organizada pela UNIOESTE – Cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola e Geografia, com o apoio da Universidade Federal do Paraná – UFPR – Palotina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Medianeira e Campo Mourão, Pontifícia Universidade Católica – PUC – Toledo, Instituto Agronômico do Paraná – Santa Tereza. A RPCS foi realizada no Centro de Convenções de Cascavel no período de 20 a 22 de maio de 2015.

 

RPCS 2013

rpcs 2013

 

Ir para o site

 

A Reunião Paranaense de Ciência do Solo – RPCS, é um evento técnico-científico promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná – NEPAR, que tem por objetivo proporcionar a profissionais de instituições públicas ou privadas de ensino, pesquisa ou extensão, de cooperativas, produtores e estudantes, a discussão de problemas, de resultados recentes de pesquisa e de novas tecnologias relacionadas ao uso, manejo e conservação dos solos no Paraná.

 

RPCS 2011

rpcs 2011

 

Ir para o site

 

A II Reunião Paranaense de Ciência do Solo foi um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Regional Paraná, que visou atualizar os participantes e discutir perspectivas para esta relevante área do conhecimento.

O tema da II RPCS foi “Os solos paranaenses nos ambientes urbano e rural: funções, usos e impactos”.

Este evento congregou os diferentes profissionais e estudantes que atuam na área de ciência do solo no estado do Paraná, e estados vizinhos

 

SBES 2010

sbes 2010

 

Ir para o site

 

A realização do V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos se constitui em importante momento de discussão sobre o momento atual e perspectivas da pesquisa em educação em solos no Brasil, com a possibilidade de ampliação do público além dos profissionais que atuam na Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
Este evento atendeu as expectativas dos diferentes profissionais que trabalham com a educação em solos, em diferentes níveis e aspectos (educação básica, educação superior, educação ambiental, extensão rural, etc.), sendo um momento aglutinador e catalisador de ações.

Share this post


Ação bloqueada