Nova diretoria do NEPAR é escolhida

Nova diretoria do NEPAR é escolhida

Diretoria para o biênio 2017-2019 será responsável em organizar a próxima edição da Reunião Paranaense de Ciência do Solo

Durante a V Reunião Paranaense de Ciência do Solo em Maringá (PR) foi eleita por unanimidade a nova diretoria do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) para o biênio 2017-2019, com a missão de continuar os objetivos e metas do Núcleo e organizar as próximas edições da RPCS em 2019, que acontece em Ponta Grossa e do Simpósio Brasileiro de Educação em Solos em 2018, na cidade de Dois Vizinhos.

nepar diretoria 2017 2

Os três presidentes do NEPAR-SBCS. Da esquerda para direita: Gonçalo Signorelli de Farias, Arnaldo Colozzi Filho e Oromar João Bertol (Foto: Alanis Brito).

A nova diretoria ficou constituída como diretor, Oromar João Bertol, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Curitiba; como vice-diretor, Jeferson Dieckow, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Curitiba; como secretário, Paulo César Conceição, Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos e como tesoureiro, Tiago Santos Telles, da sede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina.

A reunião da diretoria NEPAR-SBCS foi dividida em quatro partes, sendo a primeira os relatos de atividades do biênio 2015-2017, como prestação de contas e situação financeira, e em seguida a eleição da diretoria 2017-2018, a posse da diretoria eleita e a decisão da escolha do local da VI RPCS. Foram destacados na assembleia os feitos da antiga diretoria como a participação do NEPAR na Câmara de Vereadores de Curitiba e na Assembleia Legislativa do Paraná, divulgando a importância da conservação do solo.

O ex-diretor do NEPAR-SBCS, Arnaldo Colozzi, comentou as parcerias que foram realizadas para patrocínios das reuniões técnicas/eventos, como a REDEAGRO, além da Itaipu, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agrisus, empresas e cooperativas, entre outras. Colozzi mencionou o atual site do NEPAR-SBCS (www.sbcsnepar.org.br) e a fanpage do NEPAR-SBCS no Facebook (www.facebook.com/sbcspr) e seu crescimento no número de acessos.

Nos projetos que tem feito o NEPAR superou as expectativas quanto às publicações, como o Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná, já disponível durante a V RPCS/II SBSA, o Guia Prático de Biologia do Solo e a obra Conservando os Solos, que complementa materiais didáticos para educação básica. Além da organização e realização de diversos eventos que fazem com que o nome do núcelo tenha mais relevância na área de ciência do solo.

nepar diretoria 2017 3

Diretoria do biênio de 2015-2017. Da esquerda para a direita: Tiago Santos Telles, Nelson Harger, Arnaldo Colozzi Filho e Luis César Cassol

“É um biênio que termina, mas na verdade é um trabalho de quatro anos (2015-2016/2016-2017) que teve uma primeira gestão e estamos na segunda e saio satisfeito. Acho que a gente construiu uma base sólida para o NEPAR, tivemos o apoio de todo mundo, de professores e pesquisadores do Paraná afora”, comentou Colozzi sobre sua saída da diretoria. “Estou contente e feliz e vou continuar apoiando o trabalho da diretoria que vem por ai”, continua.

Já o diretor eleito para o próximo biênio, Bertol enfatiza que irá manter o ritmo de atividades do NEPAR e as realizações que tem feito. “O maior desafio é cativar mais associados (…) já temos um grupo bom que atua, mas sabemos que há uma possibilidade de ampliarmos bastante o número e isso significa força e trabalho”. E complementa, “Os desafios do Paraná são grandes na área de conservação do solo e nas diferentes áreas de ciência do solo, e é preciso ver o NEPAR como um instrumento de respostas aos desafios que a Sociedade (SBCS) tem relativos à ciência do solo”.

Alanis Hitomi I. Brito
Estagiária de Jornalismo

Share this post


Ação bloqueada