Nepar lança Manual de Adubação e Calagem para o Paraná

Nepar lança Manual de Adubação e Calagem para o Paraná

Livro produzido por mais de 70 pesquisadores traz informações básicas sobre aplicação de corretivos e nutrientes do solo

O Núcleo Estadual do Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Nepar-SBCS) lançou na 20ª. Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo o Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná. Com 510 páginas, o manual é uma obra de cunho aplicado que traz desde informações básicas e orientaçãoes sobre a obtenção de dados e critérios para a adubação e calagem

, até orientações para a definição de doses e estratégias de aplicação de corretivos de solo e nutrientes para a maioria das espécies comercialmente cultivadas no Paraná.

“É uma obra de qualidade e representa o esforço de um grupo de mais de 70 autores e de toda a equipe do Conselho Editorial do Nepar”, disse o diretor do Nepar, pesquisador Arnaldo Colozzi, acrescentando que a Federação da Agricultura do Estado do Paraná patrocinou a primeira edição. “Temos certeza de que  este manual trará grande contribuição para o desenvolvimento de uma agricultura cada vez mais conservacionista no estado”, complementou.

A obra traz informações importantes,  entre elas uma abordagem indireta de como o solo e sua fertilidade natural influenciaram na ocupação do estado incluindo um breve histórico da Ciência do Solo no Paraná. Também contempla as principais espécies cultivadas no Paraná, e aquelas sobre as quais se tem informações obtidas localmente e no Brasil. As doses sugeridas não são fixas, mas uma faixa para valorizar a decisão do técnico que está a campo realizando a recomendação.

Share this post


Ação bloqueada