Faça parte do Nepar associando-se à SBCS

Faça parte do Nepar associando-se à SBCS

Entidades divulgam valores e datas para pagamento da anuidade e convidam novos profissionais e estudantes a se filiarem

Faça parte do Núcleo Estadual Paraná (NEPAR) filiando-se à Sociedade Brasileira da Ciência do Solo (SBCS). O NEPAR tem por missão promover o desenvolvimento da Ciência do Solo no estado do Paraná apoiando o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino, extensão rural e assistência técnica, resultando no adequado uso, manejo e conservação do solo e água.

Fazem parte do NEPAR pesquisadores, professores, extencionistas, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação. Estar associado é importante tanto pela identificação de cada um como membro de uma sociedade, científica como também pela participação na sua edificação, manutenção e desenvolvimento. Para que o NEPAR e SBCS continuem promovendo a Ciência do Solo é importante que os sócios participem, se atualizem e continuem contribuindo com a anuidade.

Até o dia 17 de fevereiro a taxa para pessoa física e jurídica é de R$ 252,00; para os estudantes (Pós-graduação) a taxa está em R$ 176,00. Após esta data, a anuidade terá reajuste de 30%, conforme estabelecido no regimento da SBCS.

De acordo com o professor Igor Rodrigues de Assis, da Secretaria Executiva da SBCS, é necessário que estudantes e profissionais da área se conscientizem da importância de fazer parte de uma sociedade científica. “Além do sentimento de pertencer a uma sociedade organizada, com voz no cenário científico e político, existem vários benefícios aos sócios”, disse.

Entre eles, Igor cita o recebimento do Boletim Informativo, uma publicação trimestral que aborda assuntos atuais da área e agenda de eventos, entre outras informações; desconto na aquisição de todos os produtos comercializados pela sociedade, principalmente as publicações, que são livros textos das diversas áreas da ciência do solo e que são adotados em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições do país; desconto na inscrição dos eventos organizados pela SBCS; e a possibilidade de participar ativamente da sociedade, com direito a voto, em diversos assuntos abordados pela SBCS.

A SBCS tem em média 1000 sócios, sendo a grande maioria pessoas física. Desses, aproximadamente 65% são profissionais e 35% estudantes. Segundo o pesquisador Arnaldo Colozzi Filho, diretor do NEPAR, no Paraná são associados pesquisadores e professores da maioria das universidades e institutos de pesquisa atuantes no estado, extensionistas de instituições públicas e privadas, técnicos de cooperativas e empresas de assistência técnica, engenheiros autônomos, estudantes e também produtores.

A entidade está em constante campanha para adesão de novos sócios. Os recursos da SBCS são gastos principalmente com publicações (livros, diagramação, revisão, gráfica, etc.), salários de funcionários e manutenção dos sistemas (site e sistema da SBCS e da revista). “A Secretaria Executiva juntamente com os núcleos veem procurando formas de cada núcleo conseguir recursos financeiros de forma independente, através do lançamento de publicações e/ou organização de eventos dentro de sua área de atuação”, salientou Igor Rodrigues de Assis , lembrando que a mensalidade é paga somente à secretaria executiva.

A versão on-line da Revista Brasileira de Ciência do Solo é de acesso livre por meio do site da SBCS, e ainda por meio das bases Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Redalyc (Red de Revistas Cientificas de América Latina y el Caribe).

Para atualização do cadastro acesse o site do NEPAR www.sbcs-nepar.org.br/ e click no link Área de sócio, ou acesse o site da SBCS (www.sbcs.org.br). Eventuais problemas com o cadastro poderão ser solucionados contatando a Secretaria da SBCS pelo e-mail revista@sbcs.org.br ou pelo telefone 31-3899-2634.

livro erosão no solo

Direitos dos sócios

São direitos dos sócios efetivos, conforme prevê o Estatuto e Regimento da SBCS

a) Participar ativamente das Assembleias Gerais da SBCS, podendo votar e ser votado e participar das Divisões, Comissões Especializadas e dos Núcleos Regionais e Estaduais;

b) Ter descontos especiais para publicar artigo na Revista Brasileira Ciência do Solo, na compra de publicações da SBCS e nas inscrições em eventos promovidos pela SBCS;

c) Ser membro da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS);

d) Receber o Boletim Informativo da SBCS.

Share this post