Minicurso vai focar práticas mecânicas para o controle de erosão

Minicurso vai focar práticas mecânicas para o controle de erosão

Tema será apresentado na 20ª. Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água em novembro, em Foz do Iguaçu

O minicurso sobre o uso de práticas mecânicas para o controle da erosão em áreas de produção e em estradas não pavimentadas, que será realizado durante a 20ª. Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, traz uma programação bem interessante para estudantes e profissionais envolvidos em projetos de sistemas para o controle da erosão. A reuniãovai acontecer em Foz do Iguaçu entre os dias 20 e 24 de novembro, e está encerrando as inscrições no próximo dia 20.

A erosão de áreas agrícolas e estradas rurais é de grande importância econômica, social e ambiental, devendo o processo erosivo ser minimizado com o uso de práticas mecânicas, as quais se utilizam de estruturas artificiais para a redução da velocidade de escoamento da água sobre a superfície do terreno, interferindo em fases mais avançadas do processo erosivo.

No minicurso serão apresentados aspectos conceituais relativos ao processo erosivo, tanto em áreas de produção agropecuária e florestal como em estradas não pavimentadas, e as principais práticas para o controle da erosão. Especial destaque será dado ao dimensionamento de sistemas conservacionistas relacionados ao uso de práticas mecânicas de controle da erosão, envolvendo o uso dos softwares:

a) Terraço 4.1 – desenvolvido com a finalidade de facilitar o dimensionamento e a otimização da implantação de sistemas de terraceamento;

b) AvaTer- sistema para a avaliação da capacidade de armazenamento de terraços de retenção;

c) Estradas – elaborado com o objetivo de auxiliar o dimensionamento de sistemas de drenagem e bacias de acumulação em estradas não pavimentadas.

Este minicurso terá duração o dia todo (24 novembro), das8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Será no mesmo local do evento, Centro de Eventos do Golden Park Foz do Iguaçu. O número de vagas é no mínimo de 5 e máximo de 25. As inscrições para os minicursos têm taxa de R$ 30,00.  Para participar dos minicursos é necessário estar inscrito no evento pelo site www.rbmcsa2016.com.br.

Share this post


Ação bloqueada