Representantes do NEPAR (SBCS), FAEP e SENAR/PARANÁ se reúnem em Curitiba

Representantes do NEPAR (SBCS), FAEP e SENAR/PARANÁ se reúnem em Curitiba

Encontro ficou marcado pela elaboração do Manual Técnico de Manejo e Conservação do Solo”.

No dia 21/11 o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS), representado pelo diretor Oromar João Bertol e pelo vice-diretor Jeferson Dieckow, se reuniram com os dirigentes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para tratar do Manual Técnico de Manejo e Conservação do Solo para o Estado do Paraná. A reunião teve o propósito de informar a respeito do andamento dos trabalhos de elaboração do Manual, uma vez que as referidas instituições são demandantes da obra.

Na ocasião o representante da FAEP, Ronei Volpi, manifestou preocupação em relação ao quadro progressivo de degradação dos solos do Paraná provocado pela erosão. Ressaltou a importância do Manual para reverter este quadro, uma vez que se constitui em um instrumento de apoio aos profissionais que atuam na conservação de solo no Estado.

Os diretores Oromar e Jeferson esclareceram que o Manual está sendo elaborado por aproximadamente 40 profissionais de universidades, instituições de pesquisa e extensão rural do Paraná. O esforço dos profissionais está voltado para produzir uma obra com qualidade e numa linguajem apropriada aos profissionais de nível superior e nível médio que prestam assistência técnica aos produtores rurais. Esclareceram ainda que a expectativa é concluir a obra até a metade do próximo ano.

A coordenadora do PROSOLO na FAEP Debora Grimm manifestou interesse de estabelecer parceria com o NEPAR (SBCS) para a realização de eventos nas diferentes regiões do Paraná, sobre conservação de solo e da água, bem como eventos de lançamento do Manual Técnico de Manejo e Conservação do Solo.

Junior Azevedo
Estagiário de Jornalismo

Share this post


Ação bloqueada