Simpósio debate a importância das bacias hidrográficas no Sudoeste

Simpósio debate a importância das bacias hidrográficas no Sudoeste

Discussão envolveu diferentes segmentos da comunidade e aprofundou os assuntos de conservação do solo e da água

O III Simpósio de Solos do Sudoeste do Paraná, com o tema “Bacia Hidrográfica: unidade de planejamento para conservação do solo e água apontou ações que devem ser direcionadas para a conservação ambiental, e especialmente do solo, recurso determinante para a qualidade da água e do ar. Realizado no início de junho, na Universidade Tecnológica do Paraná-Campus Dois Vizinhos, o evento contou com palestras no período da manhã e oficinas de campo à tarde, recebendo cerca de 250 participantes, entre estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da assistência técnica e extensão rural da região e agricultores. A comissão organizadora, que teve à frente o professor André Pellegrini, avaliou positivamente o evento por entender que a discussão envolveu os diferentes segmentos da comunidade regional e aprofundou os assuntos de conservação do solo e da água, ainda mais com o enfoque sistêmico de planejar as atividades agropecuárias em bacias hidrográficas. Segundo ele, o evento está ajudando a consolidar os trabalhos do Grupo de Pesquisa em Ciências do Solo da UTFPR – Campus Dois Vizinhos. A representante do Núcleo Estadual Paranaense da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Nepar-SBCS), uma das instituições apoiadoras do evento, professora Nilvania Mello salientou que o simpósio foi importante tanto para a difusão de novas informações técnicas quanto para aproximar os participantes, visto que o evento é aberto a todos os públicos. “Por isso o Nepar, enquanto organização científica sente-se muito honrado em ter apoiado o evento”, complementou.

As palestras foram proferidas pelos Professores Douglas Rodrigo Kaiser, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, e Tales Tiecher, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os temas abordados foram, respectivamente, “Compactação do solo e a dinâmica da água em bacias hidrográficas” e “Perda de solo, nutrientes e agroquímicos em bacias hidrográficas”.

No turno da tarde foram realizadas oficinas de campo no intuito de apresentar o resultado das pesquisas e experimentos de alguns pesquisadores da UTFPR – Dois Vizinhos relacionados com o tema do evento, sendo dividida em duas temáticas: Oficina 1 – Monitoramento de pequenas bacias hidrográficas e Oficina 2 – Descompactação do solo. Essas oficinas foram coordenadas, respectivamente, pelos professores André Pellegrini e Paulo César Conceição.

Share this post


Ação bloqueada