VII RPCS Discute Produtividade e Conservação do Solo

VII RPCS Discute Produtividade e Conservação do Solo

Maria Fernanda Ruas (estagiária, sob supervisão de Léa Medeiros)

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) promoveu, junto ao Grupo de Solos do Departamento de Agronomia e ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), a VII Reunião Paranaense de Ciência do Solo (VII RPCS). O evento é bienal e, neste ano, propôs-se discutir o tema “Alta Produtividade Aliada à Conservação do Solo“. 

Coordenado pelo professor Cristiano André Pott, da Unicentro-PR, o evento ocasionou espaços de discussão da temática. Entre os  por especialistas está o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Gustavo Ribas Curcio, responsável pela palestra de abertura “Solos no Paraná: Herança e Responsabilidade”. 

Segundo o professor, sua exposição na VII RPCS teve como objetivo mostrar a diversidade de solos paranaenses – o que implica em variações muito amplas no potencial de uso. Para o pesquisador, além do comentário isolado sobre uma classe de solo, houve a intenção de informar aos participantes que os sistemas de produção devem ser concebidos, implementados e analisados dentro da ótica das pedossequências, onde há uma concepção mais abrangente sobre as variações que ocorrem nas paisagens. No mesmo caminho, o especialista pontua que, durante o encontro, foi discutida a preocupação de que os sistemas planejados para as propriedades rurais paranaenses tenham produções sustentáveis, com taxas máximas de imobilização de carbono, aumento da recarga hidrológica nos solos agrícolas, bem como, minimamente, manter a diversidade biológica.

Ribas adiciona que “os eventos como a VII RPCS possuem grande alcance na comunidade técnico-científica do estado. Portanto, ideias e informações discutidas em fóruns como este, têm grande possibilidade de serem aplicadas no meio rural, gerando benefícios para a sociedade e o meio ambiente”. Ele conta ainda: “sem dúvida, trata-se do maior evento do Paraná sobre o tema solo, onde estudantes, técnicos e agricultores buscam formas de aprimorar o uso deste recurso naturalo”.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a VII RPCS foi o primeiro encontro integralmente remoto do NEPAR. O professor Gustavo explica ainda que entende que “para as condições de pandemia que estávamos e ainda estamos vivendo, não creio que pudesse ser de outra maneira”. Ele conclui: “quero aproveitar a oportunidade para agradecer a comissão organizadora pelo convite, além de parabenizá-la pela organização”. 

Além da palestra de abertura, o evento contou com quatro mesas redondas. Sendo elas:

  • Mesa Redonda 1, com a participação da Dra. Graziela M. C. Barbosa (IDR) e da Dra. Nerilde Favaretto (UFPR), que explanaram o tema “Manejo e Conservação do Solo”.
  • Mesa redonda 2, marcada pelas participações do Dr. Eduardo F. Caires (UEPG), do Dr. Cesar de Castro (Embrapa Soja) e do Dr. Fabrício P. Povh (Fundação ABC), a fim de discutir a “Fertilidade do Solo, Nutrição De Plantas E Agricultura De Precisão”.
  • Mesa redonda 3, com o Dr. George G. Brown (Embrapa Florestas), o Dr. Arnaldo Colozzi Filho (IDR) e o Dr. Marco A. Nogueira (Embrapa Soja), pesquisadores que abordaram a “Biologia do Solo”.
  • Mesa redonda 4, caracterizada pela participação do Dr. Moacir Tuzzin de Moraes (UTFPR), da Dra. Karina M. V. Cavalieri Polizeli (UFPR) e da Dra. Rachel M. L. Guimarães (UTFPR), que pautaram a Física do Solo

A VII RPCS também sediou a Assembleia Geral do NEPAR-SBCS (17/11), quando ocorreu a eleição da nova diretoria, com mandato entre os anos de 01/01/2022 a 31/12/2023. Todo o evento foi gravado e o material está disponível para as pessoas inscritas.

 

Share this post


Ação bloqueada