UTFPR realiza terceiro Simpósio de Solos no Sudoeste

UTFPR realiza terceiro Simpósio de Solos no Sudoeste

Com o objetivo de promover o debate sobre o planejamento e ações de conservação do solo e água em bacias hidrográficas,  A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo  e NEPAR – Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo – realizam  o III Simpósio de Solos do Sudoeste do Paraná, no próximo dia 3 de junho, no Campus de Dois Vizinhos.

O evento é aberto a engenheiros agrônomos, ambientais e florestais, zootecnistas, técnicos extensionistas, produtores e demais agentes do desenvolvimento rural da região Sudoeste do Paraná, bem como aos alunos de graduação e pós-graduação de diferentes instituições da região.

O simpósio contará com duas palestras pela manhã:  “Compactação do solo e a dinâmica da água em bacias hidrográficas”, proferida pelo doutor Douglas Rodrigo Kaiser  (UFFS- Cerro Largo)   e “Perda de solo, nutrientes e agroquímicos em bacias hidrográficas”, que será abordado pelo doutor Tales Tiecher (URI-Frederico Westphalen).  No período da tarde será realizado um dia de campo aos participantes.
De acordo com o professor de Ciência do Solo, Paulo César Conceição, do Campus da UTFPR de Dois Vizinhos, o evento visa alertar a comunidade em geral para a necessidade de produzir com sustentabilidade e apontar a necessidade de utilização de práticas como a rotação de culturas com adesão de plantas de cobertura para a estruturação do solo. “Esta prática ainda pouco utilizada no plantio direto da região minimizará os efeitos da compactação, contribuirá na infiltração de água no solo e assim reduzirá o escoamento superficial que leva a degradação do solo e contamina os recursos hídricos”, explica.

Segundo Paulo César, o estudo na área de bacia hidrográfica envolvendo diferentes áreas do conhecimento, vem ganhando cada vez mais espaço na comunidade científica, principalmente pelas demandas cada vez mais acirradas por quantidade e qualidade de água. “Como a bacia hidrográfica é um local de estudo e intervenções técnicas para melhoria do sistema, nada mais importante que a integração de conhecimento dos agentes envolvidos. Esta área de estudo vem ganhando espaço no Brasil, no entanto, são poucas universidades brasileiras que desempenham pesquisa em bacias hidrográficas, assim como não há um evento específico de divulgação de estudos e ações nesta área”.
Para o diretor do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – NEPAR/SBCS Arnaldo Colozzi, eventos regionais desta natureza são muito importantes porque trabalham com dados e informações regionais na busca de resolver problemas locais, o que aproxima o problema da solução, geralmente trazendo grandes contribuições.

Diante disto, o evento busca embasar a comunidade por meio de estudos, metodologias de monitoramento e aplicação de práticas de manejo e conservação do solo e água tomando por base a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e atuação. Os resultados principais serão a aprendizagem dos envolvidos com uma visão holística e de sustentabilidade.

INSCRIÇÕES
Alunos  poderão fazer as inscrições antecipadas ao preço de R$ 10,00
Público em geral poderá se inscrever no dia do evento a R$ 15,00.
Mais informações sobre o evento com André Pellegrini, Sidnei Ranno e Vitor Girardello pelo telefone.
(46) 3536-8949

Share this post


Ação bloqueada