LANÇADA NOVA PUBLICAÇÃO DA COLEÇÃO CONHECENDO OS SOLOS DO PARANÁ

LANÇADA NOVA PUBLICAÇÃO DA COLEÇÃO CONHECENDO OS SOLOS DO PARANÁ

O Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon, estão lançando a publicação “Principais Solos da Mesorregião Oeste do Paraná: Abordagem para educadores do ensino fundamental e médio”, a qual está disponível para download gratuito.

Segundo a professora do curso de Geografia da Unioeste e membro da atual diretoria do NEPAR, Marcia Regina Calegari, essa publicação faz parte de uma coleção que o NEPAR vem desenvolvendo há alguns anos, visando a produção de material que atenda às necessidades didático-pedagógicas de professores da educação básica, em relação ao tema solo. A cartilha sobre os solos do oeste paranaense foi desenvolvida com base nos projetos de extensão “O Solo na Escola”, do curso de Licenciatura em Geografia, e “Educação Ambiental com foco nos solos”, do curso de Agronomia, ambos do Campus de Marechal Cândido Rondon. Esses projetos desenvolvem práticas educativas alternativas teórico-metodológicas, apoiadas em materiais didáticos e lúdicos, para ensinar os conteúdos sobre “solo” e “meio ambiente” na Educação Básica, popularizando a ciência do solo e a educação em solos junto à comunidade escolar. Os conteúdos apresentados na publicação contribuem para a divulgação de informações sobre a importância socioambiental do solo para a comunidade regional, com foco no uso, conservação e proteção de um ambiente sustentável.

“O NEPAR têm investido nesses materiais, pois a divulgação do conhecimento científico e a Educação em Solos são mecanismos que visam popularizar e levar ao máximo de pessoas as informações que já existem sobre o solo. Isso é importante porque o solo é a base de qualquer sociedade organizada, mas apesar disso ainda é um segmento do ambiente muito pouco conhecido pela população em geral. A maioria das pessoas pensam os solos como “terra”, como algo desprovido de propriedades ou atributos capazes de lhes diferenciar. E na verdade os solos possuem características que os distinguem uns dos outros, sendo alguns deles mais apropriados para uma ou outra finalidade”, explicou a Diretora do NEPAR, professora Nilvânia Aparecida de Mello.

Nilvânia também explica a funcionalidade do material e a importância dele. “Estou muito feliz de ver essa publicação sendo distribuída ainda neste ano, sob a nossa gestão, porque ela dá sequência à coleção conhecendo os solos do Parana. Nós acreditamos que o conhecimento sobre os diferentes solos das mesorregiões é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Essa publicação representa mais um “tijolo” na construção do conhecimento sobre solo com abordagem para educadores do ensino fundamental e médio. Então é um ciclo que ainda vai se completar com as publicações de outras mesorregiões”.

A publicação, além de ser um material básico de apoio teórico, também foi pensado para todos aqueles que queiram conhecer as principais classes de solo na mesorregião do Oeste do Paraná e suas respectivas limitações e potenciais de uso urbano e rural, conservação e aspectos da paisagem onde estão inseridos. A distribuição do material é gratuita e ficará à disposição para download no site do NEPAR https://sbcs-nepar.org.br/wp-content/uploads/2023/11/Cartilha-solos-oeste-PR-versao-final.pdf

 

Matéria produzida e disponibilizada por Isabela Vitória da Assessoria de Comunicação Social da UNIOESTE

 

Serviço:

Livro: Principais Solos da Mesorregião Oeste do Paraná: abordagem para educadores do ensino fundamental e médio

Editora: Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR

Link para download gratuito: https://sbcs-nepar.org.br/publicacoes/

Share this post


Ação bloqueada