NEPAR-SBCS realiza primeira reunião do ano de 2016

NEPAR-SBCS realiza primeira reunião do ano de 2016

Entre os dias 22 e 23 de fevereiro de 2016, o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS), realizou, no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina (PR), sua primeira reunião do ano. Teve o objetivo de debater alguns assuntos como novos projetos e rumos para 2016/2017, apresentados pelo Diretor do NEPAR-SBCS, Dr. Arnaldo Colozzi Filho (IAPAR), assim como as expectativas de publicações e organização de eventos para o biênio.

Com relação as publicações do núcleo, a Comissão 3.1 – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas – apresentou alguns informes sobre a publicação do Manual de Adubação e de Calagem para o Estado do Paraná. A Comissão 3.3 – Manejo e Conservação do Solo e da Água – por sua vez, apresentou aos participantes, o relatório do Seminário de Boas Práticas no Uso e Manejo Sustentável dos Solos, realizado em dezembro de 2015, na SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento). A exposição da nova publicação do NEPAR-SBCS, o Guia Prático de Biologia do Solo, além das perspectivas de Publicação do Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná, da obra Conservando os Solos e da série de cartilhas, Conhecendo os solos do Paraná, e novos pedidos de publicação pelo Produtor editorial, Alisson Néri (IAPAR).

Quanto aos eventos, foi informado sobre o apoio do NEPAR-SBCS à realização da XXVII Reunião Latinoamericana de Rizobiologia (RELAR) e XVIII Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (RELARE), organizada pela Embrapa-Soja e IAPAR, que acontecerá em Londrina, de 6 a 10 de junho de 2016. Também foi tratado da promoção da XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), que será realizada na segunda quinzena de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Para 2017, o NEPAR-SBCS irá promover a V Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) e o II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA), que serão realizados, concomitantemente, em maio de 2017, em Maringá (PR). Os eventos serão organizados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Rede de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com o IAPAR, entre outros.

Além disso, foi apresentado pelos professores Jairo Calderari de Oliveira e Junior Carlos Alberto Casali (UTFPR – Dois Vizinhos), os informes iniciais sobre a organização do IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, que será realizado em maio de 2018, em Dois Vizinhos (PR).

Em continuação da pauta do dia, a possível cooperação do NEPAR com a Rede de Apoio à Pesquisa Agropecuária (RedeAgro) da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

As prestações de contas do IV RPCS e do NEPAR-SBCS, referentes ao ano de 2015, foram apresentadas, respectivamente, pela Dra. Mônica Sarolli Silva de Mendonça Costa (UNIOESTE-Cascavel), coordenadora do evento, e pelo Dr. Tiago Santos Telles (IAPAR), Tesoureiro do Núcleo.

Por fim, ampla discussão sobre a Programação Técnica da XX RBMCSA com representantes da DIVISÃO 3 – Uso e Manejo do Solo da SBCS e do NEPAR-SBCS.

Kamila Gorrera Veltroni
Assessoria de Comunicação

Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná

Share this post


Ação bloqueada