Simpósio de Solos do Sudoeste do Paraná chega em sua 4ª edição

Simpósio de Solos do Sudoeste do Paraná chega em sua 4ª edição

No dia 08 de maio acontece a 4ª edição do Simpósio de Solos do Sudoeste do Paraná, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Dois Vizinhos. O tema do evento “Fertilidade do Solo: Manuais de Adubação e Calagem da Região Sul” está relacionado com objetivo da edição de divulgar resultados de diversas áreas de conhecimento da Ciência do Solo da universidade, tanto do Campus Dois Vizinhos quanto de Pato Branco. “Em cada edição tentamos contemplar uma destas áreas, sendo que a deste ano contemplará a área de Fertilidade do solo”, comenta a professora da UTFPR, Elisandra Pocojeski.

A programação da IV SSSP é composta por palestras concentradas no turno da manhã, além do lançamento técnico do Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e o Manual de Adubação e Calagem para o estado do Paraná.

A primeira palestra será proferida pelo professor de pós-graduação em Ciência do Solo, Leandro Souza da Silva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o tema “Atualizações do Manual de calagem e adubação do RS/SC. A palestra seguinte cujo tema é o “Manual de recomendação de adubação e calagem do PR”, conta com a presença do professor de agronomia,da UTFPR, Campus Pato Branco, Luis Cesar Cassol.

No período da tarde, os participantes do evento poderão visitar os experimentos dos professores do Campus DV e conhecer os resultados de suas pesquisas, em duas oficinas de campo divididas em duas temáticas: Oficina 1- Manejo de adubação Mineral e Orgânica e Oficina 2 – Descompactação do solo. Pocojeski explica que nas oficinas sobre Manejo, o professor Paulo César Conceição apresentará seu experimento com plantas de cobertura e o professor André Pellegrini, sobre descompactação física e biológica do solo. Nas oficinas sobre adubação, a professora cita os resultados de dois experimentos de longa duração do professor Laércio Ricardo Sartor e o uso de processos de compostagem e vermicompostagemcomo fertilizante orgânico para produção de plantas do professor Carlos Alberto Casali.

Segundo Pocojeski, o evento tradicionalmente conta com a participação de aproximadamente 150 pessoas, desde produtores, técnicos, engenheiros agrônomos, florestais, ambientais, zootecnistas, biólogos e estudantes de diversas áreas. O público vem da região Sudoeste, de cidades mais próximas de Dois Vizinhos. O evento é promovido e realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo da UTFPR, e conta com o apoio do Núcleo Estadual do Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS).

Alanis Hitomi I. Brito
Estagiária de Jornalismo

banner simposio de solos 1banner simposio de solos 2

Share this post


Ação bloqueada