NEPAR-SBCS participará de evento em comemoração ao primeiro Dia Nacional do Plantio Direto, 23 de outubro.

NEPAR-SBCS participará de evento em comemoração ao primeiro Dia Nacional do Plantio Direto, 23 de outubro.

O Dia Nacional do Plantio Direto, 23 de outubro, foi estabelecido pela Lei 14.609, de 20 de junho de 2023, e representa uma vitória para a agricultura sustentável no Brasil. Foram 50 anos de benefícios significativos para a conservação do solo e da água. No início do Plantio Direto, o principal objetivo era não revolver o solo para controlar o processo erosivo, mas com o passar dos anos o Plantio Direto evoluiu para o Sistema Plantio Direto (SPD), o qual incorpora três princípios básicos: 1) não revolvimento do solo; 2) manutenção da cobertura do solo; 3) rotação/diversificação de culturas.

 

A data de 23 de outubro foi escolhida como Dia Nacional do Plantio Direto porque foi neste dia que Herbert Bartz, em 1972, realizou o plantio em escala comercial, de sua primeira lavoura de soja sob Plantio Direto na Fazenda Rhenânia em Rolândia no estado do Paraná. Bartz ficou conhecido como o “alemão louco de Rolândia que plantava no mato (plantas daninhas) para não perder seu solo pela erosão. Os 200 hectares em 1972 cresceram em 50 anos e hoje são mais de 33 milhões de hectares no Brasil, considerando apenas culturas anuais” comemora Marie Bartz, filha de Herbert Bartz, incentivadora incansável do SPD, e que juntamente com outros profissionais participou do processo de escolha da data.

 

A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, prevê que a semana de 23 a 27 de outubro seja de comemorações e festejos. Todos estão convidados e incentivados a programar ações para divulgar e fortalecer o SPD. Recomenda-se inscrever as ações programadas para a semana no site https://plantiodireto.org.br/mapa-spd, a fim de mapear todas as atividades desenvolvidas no Brasil e países vizinhos.

 

A primeira solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Plantio Direto, será na cidade onde Herbert Bartz iniciou o Plantio Direto, Rolândia, estado do Paraná. No dia 23, pela manhã, será inaugurado o busto em homenagem a Herbert Bartz no Museu Municipal de Rolândia.

 

A diretoria do NEPAR-SBCS foi convidada para participar dessa solenidade, e estará presente, com muito orgulho, representando todos os profissionais paranaenses da Ciência do Solo, e reconhecendo a importância de Herbert Bartz e de outros agricultores no desenvolvimento da agricultura sustentável no estado do Paraná.

Share this post


Ação bloqueada