Lançada publicação sobre o tema conservação do solo para professores da educação básica

Lançada publicação sobre o tema conservação do solo para professores da educação básica

O Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e o Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão lançando a publicação “Conservando o Solo: abordagem para professores do ensino fundamental e médio do estado do Paraná”, a qual está disponível para download gratuito.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo Oromar João Bertol, que é Doutor em Engenharia Florestal e um dos autores da publicação, “o Paraná se destaca no cenário nacional como um grande fornecedor de produtos agrícolas. Grande parte destes destinados ao abastecimento da população paranaense e brasileira, contribuindo, assim, para a segurança alimentar, bem como para a à exportação, gerando divisas ao país. E estes produtos agrícolas são gerados pelo solo, sendo este, portanto, a fonte de toda essa riqueza”. Porém, Oromar também destaca que “para que o solo cumpra com a função de proporcionar segurança alimentar à população e gerar riqueza, de forma continuada para a geração atual e as futuras gerações, é necessário que seja preservado, por meio de medidas conservacionistas que controlem, principalmente, o fenômeno da erosão hídrica”.

A erosão hídrica contribui para degradar rapidamente os solos paranaenses, os quais levaram um considerável tempo para serem formados. Segundo o Prof. Jeferson Dieckow, que também redigiu a publicação e é docente da UFPR, ‘a natureza leva 200 a 400 anos para formar um único centímetro de solo e, por isso, numa escala humana é um recurso finito, não renovável. O Prof. Jeferson ressalta que “o Paraná está numa das melhores regiões do mundo para agricultura, com chuva e sol o ano todo e com solos de alto potencial de uso. É nada mais que nossa obrigação preservar este patrimônio da sociedade, seja fazendo uma agricultura sustentável, seja contribuindo para a sensibilização e futura conscientização dos nossos estudantes e a sociedade em geral sobre o valor do solo”.

Além do aspecto de servir de meio para produção de alimentos, o solo, de acordo com o Engenheiro Agrônomo Oromar Bertol também tem “a função de armazenar ao menos parte da água da chuva que chega até ele e protegê-la de contaminantes, contribuindo, assim, para a segurança hídrica”. E, ele complementa que “a erosão hídrica é a maior causa de degradação do solo, contaminação das águas superficiais (rios, lagos e represas), além de contribuir para a ocorrência de enchentes”.

Assim, o Prof. Marcelo Ricardo de Lima, que coordena o Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, entende que a publicação apresenta, de forma clara, informações para os professores da educação básica a respeito dos principais problemas relacionados à conservação do solo no estado do Paraná, discutindo suas causas e consequências e maneiras de preservar este importante recurso natural, tanto na área rural quanto urbana. O Professor Marcelo espera que esta publicação possa chegar aos milhares de professores da educação básica, que atuam no estado do Paraná, apresentando informações contextualizadas à realidade local.

 

Serviço:

Livro: Conservando os Solos: abordagem para professores do ensino fundamental e médio do estado do Paraná

Editora: Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR

Link para download gratuito: Conservando os Solos

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