Empresa de calcário patrocina premiação na 20ª. RBMCSA

Empresa de calcário patrocina premiação na 20ª. RBMCSA

Os cinco melhores trabalhos de cada uma das comissões serão selecionados para receber prêmio

A Calpar Calcário Agrícola, uma empresa paranaense que apoia o trabalho do NEPAR e tem foco na sustentabilidade, é a patrocinadora do prêmio que será concedido aos cinco melhores trabalhos científicos apresentados na 20ª. Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), que acontecerá de 20 a 24 de novembro em Foz do Iguaçu.

Maior indústria de calcário agrícola do Brasil, a Calpar foi fundada em 1968 em Castro, pela família de Mário Bertolini, conta hoje com seis unidades. De acordo com o diretor comercial, Paulo Bertolini, atualmente, a capacidade instalada de produção atingiu 1,2 milhão de toneladas/ano, dos quais 90 mil toneladas são exportadas para o Paraguai.

Segundo ele, a indústria patrocina o evento por entender a importância da conservação do solo e da água para a humanidade. “Nosso produto contribui para a produção de uma das coisas mais importantes para o ser humano, que é o alimento. Além de sua capacidade de corrigir a acidez do solo, o efeito nutricional do calcário é fundamental para uma melhor produtividade”, diz Bertolini, acrescentando que um solo ácido, geralmente, tem baixo teor de cálcio e magnésio, nutrientes essenciais à vida das plantas, e alto de alumínio e manganês, que são tóxicos.

PREMIAÇÃO

O melhor resumo em cada uma das cinco comissões vai receber a premiação no valor de R$ 800,00 cada, totalizando R$ 4 mil ao todo. O resultado da premiação será divulgado na solenidade de encerramento do evento, no dia 23.

Para a escolha dos trabalhos, foi definida uma comissão composta por pesquisadores e professores de manejo e conservação do solo, que selecionou os melhores resumos levando em consideração a originalidade, objetividade e clareza, metodologia, relevância e conjunto do trabalho.

Foram inscritos 458 trabalhos divididos nas seguintes comissões: 1) Fertilidade do solo e nutrição de plantas; 2) Corretivos e Fertilizantes; 3) Manejo e conservação do solo e da água; 4) Planejamento do uso da terra e 5) Poluição, remediação do solo e recuperação de áreas degradadas.

Realizada a cada dois anos, a Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água é organizada pelo Iapar e Nepar com promoção da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). O evento vai reunir pesquisadores, professores, estudantes entre outros profissionais que atuam na área de manejo e conservação do solo e água.

O objetivo da RBMCSA é promover sistemas sustentáveis de uso dos recursos do solo e água para todos os biomas brasileiros, além de contribuir com soluções para o aumento de produção aliado à conservação das terras agrícolas.

As inscrições para participar do evento, minicursos e visitas técnicas prosseguem até o dia 20 de outubro pelo site do www.rbmcsa2016.com.br, onde poderão encontrar também informações sobre a cidade, hotéis, restaurantes e toda programação.

Share this post


Ação bloqueada