Solo, ambiente e sociedade

Solo, ambiente e sociedade

Comissão 4.1 – Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Esta comissão abrange estudos, pesquisas e ações nos seguintes temas: Currículo mínimo em escolas agrotécnicas; Currículo mínimo em escolas superiores (disciplinas e conteúdos);  Ensino de solos nos cursos de pós graduação; Ensino de solos na educação infantil e na educação básica (ensino fundamental e médio); Ensino de solos nos cursos e atividades de extensão rural; Recursos audiovisuais e uso de bibliotecas no ensino de solos; Desenvolvimento de recursos pedagógicos para o ensino da ciência do solo; Integração dos conhecimentos das áreas de ciência do solo; Ensino da ciência do solo para fins não agrícolas; Ensino da ciência de solo à distância; Relação teoria/prática e processo ensino/aprendizagem no estudo de solos; Conteúdo do ensino de solos e sua relação com a sociedade.

O estado do Paraná já contribuiu de forma relevante nesta área da SBCS, pois organizou o III Simpósio Brasileiro de Ensino de Solos (UTFPR, Pato Branco, PR, 1996), e o V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (UFPR, Curitiba, PR, 2010). O Paraná também vai sediar o IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, que será organizado em 2018 pelo Campus Dois Vizinhos da UTFPR.

Através do Núcleo Estadual Paraná da SBCS já foram publicados o “Mapa Simplificado de Solos do Estado do Paraná”, e as cartilhas “Conhecendo os Principais Solos do Paraná: Abordagem para professores do ensino fundamental e médio” e “Conhecendo os Principais Solos do Litoral do Paraná: Abordagem para educadores do ensino fundamental e médio”, que são materiais paradidáticos que visam a popularização da ciência do solo no âmbito da educação básica. Também estão em elaboração materiais semelhantes para as demais regiões do estado (região metropolitana de Curitiba, Oeste do PR, Sudoeste do PR, etc.).

Em 2014 o NEPAR também foi um co-promotores de cursos de formação continuada para professores dos Núcleos Estaduais de Educação de Curitiba, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul e Paranaguá (Litoral), que reuniu 150 professores da educação básica. No momento está em tramitação um convênio entre o NEPAR, IAPAR e SEED-PR para organizar estes cursos em diversas cidades do interior do Paraná.

Também se destaca a existência no estado de vários projetos de extensão universitária que atuam na popularização da ciência do solo na educação básica, como: Programa Solo na Escola (UFPR, Curitiba, PR), Projeto Areia na Escola (UFPR Litoral, Matinhos, PR), Educação Ambiental com Ênfase em Solos (UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR), Popularização da Ciência do Solo (UTFPR, Pato Branco, PR), Experimentoteca de Solos (UTFPR, Dois Vizinhos, PR), Trilha de Interpretação Ecológica (IAPAR, Ponta Grossa, PR), dentre outros.

Membros da Comissão
Coordenação: Profa. Dra. Elisandra Pocojeski – UTFPR – Dois Vizinhos

Lattes

Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Lima – UFPR – Curitiba

Lattes

Profa. Dra. Vanda Moreira Martins – UNIOESTE – Marechal Candido Rondon

Lattes

Comissão 4.2 – Solos e Segurança Alimentar

Esta comissão abrange estudos, pesquisas e ações nos seguintes temas: Aspectos gerais de segurança alimentar; Normas de uso de resíduos industriais, urbanos e agrícolas; Utilização de agrotóxicos e a segurança alimentar; Utilização de resíduos urbanos, industriais e rurais e a segurança alimentar; Utilização de adubos orgânicos e a segurança alimentar; Utilização de corretivos e fertilizantes e a segurança alimentar; Certificação e mercado da agricultura orgânica
Uso de estercos e a solarização; Riscos de contaminação do solo por resíduos urbanos e rurais e por metais pesados; Geomedicina.

Membros da Comissão
Coordenação: Prof. Dr. Carlos Alberto Casali – UTFPR – Dois Vizinhos

Lattes

Comissão 4.3 – História, Epistemologia e Sociologia da Ciência

Esta comissão abrange estudos, pesquisas e ações nos seguintes temas: Relações entre a ciência do solo e a geologia; Evolução da vida e do ambiente; Relações entre solos, ambientes e civilizações; Etnopedologia; Paleopedologia; Relação homem–solo; Distribuição de terras no Brasil.

Membros da Comissão
Coordenação: Profa. Dra. Fabiane Machado Vezzani – UFPR – Curitiba

Lattes

MSc. Gonçalo Signorelli de Farias – IAPAR – Curitiba

Lattes

Prof. Dr. Julierme Zimmer Barbosa – UNINGÁ – Maringá

Lattes

Prof. Dr. Valentim da Silva – UFPR – Balneário Caiobá

Lattes

Share this post


Ação bloqueada