logo internas

Solos do Arenito: Usos, Desafios
e Sustentabilidade

data

23 a 25 de Maio de 2017

local

Excellence Centro de Eventos - Maringá

INFORMAÇÕES GERAIS

O prazo para envio de resumos já foi encerrado.
 

•    Serão publicados nos Anais da V RPCS e do II SBSA somente os resumos aprovados e com a inscrição vinculada paga até 15/04/2017. Após essa data, resumos aprovados, mas com a inscrição vinculada não paga, serão excluídos dos Anais;

•    Será permitido o envio de apenas um resumo por inscrito;

•    As informações constantes nos resumos, incluindo a grafia do nome dos coautores, das instituições e a autorização de coautorias, são de responsabilidade dos autores e coautores. Portanto, o resumo deverá ser enviado somente quando tiver certeza de que ele está pronto, finalizado e com a concordância de todos os autores;

•    Os resumos aprovados serão publicados nos Anais da V RPCS e do II SBSA, e apresentados no evento na forma de pôster;

•    Os resumos enviados devem seguir o modelo disponível para download no botão abaixo;

•    O resumo deverá ser submetido eletronicamente, por meio do link “Envie seu resumo”;

•    O autor (inscrito) receberá automaticamente um e-mail confirmando o recebimento do resumo;

•    Após o envio, não será possível realizar alterações no texto do resumo.

•    Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora da V RPCS e do II SBSA pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

 

Faça o download do modelo de resumo

 

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO RESUMO

Leia atentamente as orientações antes de enviar seu resumo.

a)    O resumo deverá ser escrito em língua portuguesa e enviado em um arquivo docx.

b)    Guarde uma cópia do arquivo do seu resumo para dirimir dúvidas ou sanar eventuais problemas.

c)    Os resumos deverão ser associados a um dos temas do evento:

1.    SOLO NO ESPAÇO E NO TEMPO

1.1. Gênese e Morfologia do solo.

1.2. Levantamento e classificação do solo.

1.3. Pedometria.

2.    PROCESSOS E PROPRIEDADES DO SOLO

2.1. Biologia do solo.

2.2. Física do solo.

2.3. Mineralogia do solo.

2.4. Química do solo.

3.    USO E MANEJO DO SOLO

3.1. Fertilidade do solo e nutrição de plantas.

3.2. Manejo e conservação do solo e da água.

3.3. Planejamento do uso da terra.

3.4. Poluição, Remediação do solo e recuperação de áreas degradadas.

4.    SOLOS, AMBIENTE E SOCIEDADE

4.1. Educação em solos e percepção pública do solo.

4.2. Solos e segurança alimentar.

4.3. História, epistemologia e sociologia da Ciência do Solo.

d)    O título do resumo deverá conter, no máximo, 125 caracteres com espaço.

e)    Cada resumo poderá conter, no máximo, 8 autores, sendo o autor (inscrito) considerado o apresentador do pôster.

f)    Os nomes dos autores deverão ser escritos sem abreviações (Paulo José da Silva); o nome do primeiro autor (titular da inscrição que submeterá o resumo) deverá ser acompanhado do nome da instituição a qual está vinculado e sua abreviação (Universidade Estadual de Maringá – UEM), do nome da cidade e do estado da instituição (Maringá – PR), da profissão (Professor, Estudante, Bolsista, etc.) e do e-mail; para os demais autores, deve-se informar apenas o nome completo, sem abreviação.

g)    O resumo deverá conter 3 palavras-chave.

h)    O corpo do resumo deverá ser escrito em um único parágrafo e conter até 2.800 caracteres com espaço.

i)    O resumo deverá conter na sua estrutura:

•    Justificativa do trabalho (introdução);

•    O(s) objetivo(s) pretendido(s);

•    Principais procedimentos metodológicos adotados;

•    Resultados mais expressivos e sua interpretação (parte em que deve ser dado maior destaque);

•    Considerações finais e/ou Conclusões.

j)    Não é permitido o uso de nomes de produtos comerciais nos resumos. Nesses casos, os autores devem utilizar nomes genéricos e de princípios ativos.

OUTRAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

a) Não utilize abreviações;

b) Adote o Sistema Internacional de Unidades;

c) Siglas devem ser precedidas do seu significado por extenso e somente na primeira citação;

d) Números que não sejam seguidos de alguma unidade de medida devem estar escritos por extenso;

e) Nomes científicos e palavras estrangeiras devem ser grafados em itálico.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE POSTER

a)    O pôster deverá ter 120 cm de altura por 90 cm de largura.

b)    Sugerimos os seguintes tamanhos de fonte:

•    Título: 44;

•    Nomes dos autores e instituições: 38;

•    Corpo do pôster: tamanho 22.

c)    O título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos resumos e na mesma ordem;

d)    O transporte, a fixação e a remoção do pôster, no horário definido, ficarão a cargo do autor apresentador do resumo científico;

e)    O autor (ou coautor apresentador) deverá estar, obrigatoriamente, junto aos seus pôster no horário determinado pela comissão científica do evento;

f)    Todo material necessário para fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador. Sugerimos trazer material colante (fita adesiva e fita dupla face), caso seja necessário;

g)    Cada trabalho deverá ser apresentado no dia e horário marcados na programação do evento, conforme grade de apresentação a ser divulgada no site do evento;

h)    Será outorgado somente um (1) certificado para cada trabalho apresentado.

 

Faça o download do modelo de pôster

 

Ciente das normas acima, realize a consulta à situação do seu trabalho clicando no botão abaixo:

Criação de sites e lojas virtuais

ícone topo do site