logo internas

Solos do Arenito: Usos, Desafios
e Sustentabilidade

data

23 a 25 de Maio de 2017

local

Excellence Centro de Eventos - Maringá

  • Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória
    Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória

A cidade de Maringá foi fundada em 10 de Maio de 1947, por Lord Lovat, representante da Paraná Plantations Limitada (Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná). No ano de 2017, a cidade de Maringá irá completar 70 de emancipação política, e atualmente, possui população total estimada pelo IBGE em 403.063 habitantes. Maringá é uma cidade planejada e, desde a sua fundação, obedeceu a um plano urbanístico previamente estabelecido pelo Engenheiro Urbanista Jorge de Macedo Vieira. Espaços públicos tais como praças, ruas e avenidas foram demarcadas considerando, ao máximo, as características topográficas da área escolhida, revelando preocupação lúcida no que se refere à proteção de áreas verdes e da vegetação nativa. Ressalta-se a contribuição inestimável dos Engenheiros Agrônomos Luiz Teixeira Mendes e Aníbal Bianchini da Rocha no planejamento de ruas e avenidas densamente arborizadas por inúmeras espécies florestais da flora local e de outras regiões do Brasil.

Com estes atributos, Maringá destaca-se pela qualidade de vida proporcionado à população. O forte crescimento econômico proporcionado pela prestação de serviços e aos setores ligados ao Agronegócio e Tecnologias, transformou Maringá numa das mais importantes cidades do Paraná e do Sul do Brasil, sendo a terceira maior cidade do estado e a sétima com maior população. A cidade de Maringá destaca-se como um forte polo educacional composto por várias universidade e faculdades, destacando-se a Universidade Estadual de Maringá. A economia de Maringá é fundamentada na agricultura, na pecuária, na atividade comercial, nos setores agroindustrial, de confecções, educação, e de saúde. A cidade é o berço de uma das mais importantes cooperativas agrícolas brasileiras, a Cocamar.

  • Parque do Japão
    Parque do Japão em Maringá

O município de Maringá situa-se em entre as coordenadas de latitude 23º 25' S e longitude 51º 57' W, sendo cortada pela linha imaginária do Trópico de Capricórnio. O clima predominante da região de Maringá é do tipo subtropical, com a temperatura média do mês mais frio do ano inferior a 18ºC, temperatura média anual superior a 20ºC, e com verões chuvosos e invernos secos.

As oito instituições de Ensino Superior da cidade oferecem cursos de Graduação nas mais diversas áreas. O município também dispõe de vários cursos em níveis de Pós-Graduação, Mestrado e de Doutorado. Dentre as Instituições de Ensino Superior de Maringá, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem se destacando como a mais importante, uma vez que tem sido classificada como uma das melhores Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. Os alunos que ingressam na UEM contam com uma grande variedade de cursos ofertados. Na área de Ciências Agrárias destacamos os cursos em nível de Mestrado e Doutorado Agronomia, Genética e Melhoramento, Zootecnia e Alimentos. O Curso de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) é o único do estado do Paraná, na área de Ciências Agrárias I, classificado como Nota 6 pela CAPES/Ministério da Educação, atingindo nível internacional nas suas pesquisas e na formação de mestres e doutores em Produção Vegetal, Proteção de Plantas e Solos e Nutrição de Plantas.



  • Bosque das Grevíleas
    Bosque das Grevíleas
  • Parque do Ingá
    Parque do Ingá
  • Museu Dinâmico Interdisciplinar UEM
    Museu Dinâmico Interdisciplinar UEM
  • Teatro Calil Haddad
    Teatro Calil Haddad

Criação de sites e lojas virtuais

ícone topo do site