logo internas

Solos do Arenito: Usos, Desafios
e Sustentabilidade

data

23 a 25 de Maio de 2017

local

Excellence Centro de Eventos - Maringá

A Reunião Paranaense de Ciência do Solo-RPCS é um evento técnico científico regional de abrangência nacional, bianual, que tem como objetivo ser um fórum para discussão dos principais problemas e divulgação de novas tecnologias e resultados de pesquisa relacionada ao uso, manejo e conservação dos solos do Paraná. Teve início em 2009 na cidade de Pato Branco e foi organizada pela UTFPR. Em 2011 foi sediada em Curitiba e organizada pela UFPR. Em 2013, em sua terceira edição, ocorreu em Londrina e foi organizada pelo IAPAR. Em 2015, a RPCS em sua 4ª edição, foi organizada pela UNIOESTE e sediada em Cascavel. A Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) chega à sua 5ª edição e será realizada juntamente com o II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA) de 23 a 25 de maio de 2017, em Maringá (PR). O evento é uma promoção da Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS – NEPAR) e será realizada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Cocamar Cooperativa Agroindustrial, contando com a parceria do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Embrapa, entre outros.

Os eventos contarão com importante apoio da Rede de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). A expectativa é reunir aproximadamente 700 pessoas, entre profissionais, pesquisadores e estudantes da área. O evento discutirá os principais problemas relacionados aos solos paranaenses, com destaque aos solos arenosos do Brasil, além dos resultados de pesquisa e divulgação de novas tecnologias.

Para a assistência técnica, agricultores, empresários, professores e pesquisadores, este evento constitui-se em uma excelente oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre si e com alunos envolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação. A troca de experiências e de informações científicas entre profissionais experientes e treinados e jovens iniciantes na carreira científica e estudantes, permite a consolidação do conhecimento e dos conceitos, tornando-se fator de aceleração para a consecução de trabalhos de nível cada vez mais alto nos programas de pós-graduação. Para os técnicos e extensionistas da iniciativa privada ou oficial, a possibilidade de discutir problemas regionais e analisar e contribuir com as soluções propostas é uma oportunidade ímpar de treinamento e de motivação profissional, que contribuirá decisivamente com sua atuação no campo. Além disso, objetiva-se também subsidiar com informações técnicas, órgãos de governo que atuam na normatização, controle e fiscalização do uso dos solos, e também na formulação de políticas públicas de estímulo à preservação dos recursos naturais.

green poligon

Programe-se para participar deste importante evento em 2017!

Criação de sites e lojas virtuais

ícone topo do site