VIII RPCS – Maiores informações em breve!

VIII RPCS – Maiores informações em breve!

A Reunião Paranaense de Ciência do Solo – RPCS, é um evento técnico-científico promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná – NEPAR, que tem por objetivo proporcionar a profissionais de instituições públicas ou privadas de ensino, pesquisa ou extensão, de cooperativas e produtores a discussão de problemas, de resultados recentes de pesquisa e de novas tecnologias relacionadas ao uso, manejo e conservação dos solos no Paraná. Atualmente, a 8° edição da RPCS é proposição da UTFPR, Campus Dois Vizinhos para acontecer de 16 a 18 de maio de 2023 na cidade de Dois Vizinhos-PR.

O evento constitui um momento impar onde os estudiosos da Ciência do Solo e áreas correlatas de todo o Estado do Paraná se reúnem para apresentar os resultados dos seus estudos na área, bem como debater os novos rumos a serem tomados.

A VIII Reunião Paranaense de Ciência do Solo terá como tema “Conservação do Solo e da Água no PR: avanços, retrocessos e (re)usos”, priorizando fomentar o debate sobre os 50 anos do Sistema Plantio Direto, completado em 2022, buscando subsidiar o debate da situação atual desse sistema no PR, bem como os desafios e perspectivas para o seu futuro.

O Estado do PR, como pioneiro do SPD no Brasil, deve buscar estar sempre na vanguarda do debate acerca da agricultura conservacionista e dos desafios para a preservação dos solos produtivos e dos recursos hídricos e a VIII RPCS contribuirá enormemente para retroalimentar a discussão sobre esse tema tão importante para os aspectos sociais, econômicos e ambientais do PR.

Conforme o histórico das outras reuniões, estima-se a participação de aproximadamente 500 pessoas de todo o Estado do PR, inclusive do norte de SC, Sul do MS e de SP e até mesmo do Paraguai.

A programação está em construção ainda pela comissão organizadora constituída por pesquisadores de vários campi da UTFPR e outras instituições do Sudoeste do Paraná, região que sediará o evento

 

 

Share this post


Ação bloqueada