Diretor e Ex-Diretor do NEPAR têm audiência na FAEP

Diretor e Ex-Diretor do NEPAR têm audiência na FAEP

O Diretor do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca e o Ex-Diretor desta instituição – Dr. Oromar João Bertol visitaram, na manhã do dia 30 de julho de 2019, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), localizada na Rua Marechal Deodoro, 450 – 14º andar, Curitiba (PR). Na ocasião, o Diretor e Ex-Diretor do NEPAR-SBCS foram muito bem recebidos pela Diretoria do Sistema FAEP/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Paraná (SENAR-PR), representada pelo seu Presidente, Sr. Ágide Meneguette, pelo Assessor da diretoria Sr. Ronei Volpi, e pelo Técnico do Departamento Econômico e Secretário Executivo do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná – PROSOLO, Eng. Agr. Werner Hermann Meyer Junior.

A audiência na FAEP, agendada pelo Ex-Diretor do NEPAR-SBCS, foi estratégica para apresentação da nova diretoria (do NEPAR-SBCS) e reafirmação do papel desta instituição como agente integrador das ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão da Ciência do Solo no Estado do Paraná. O Dr. Oromar enalteceu a parceria que sempre houve entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o NEPAR-SBCS, principalmente na condução do PROSOLO e da Rede de Agropesquisa, e expressou votos de continuidade desta parceria no nível elevado que sempre se deu. O Diretor atual do NEPAR-SBCS, Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca, salientou que as gestões anteriores desempenharam excelente trabalho, sobretudo, quanto ao lançamento de 02 (dois) livros textos (Manual de Calagem e Adubação para o Estado do Paraná, e Manual de Manejo e Conservação da Água e do Solo para o Estado do Paraná), apoiados financeiramente pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. O Dr. Adriel também expressou seus sinceros agradecimentos, em nome do NEPAR-SBCS e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pelo apoio financeiro que a FAEP disponibilizou, por meio do SENAR-PR, à VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo, realizada de 28 a 31 de maio de 2019, em Ponta Grossa (PR).

A diretoria da FAEP salientou a importância da Rede Agropesquisa no tocante as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas diferentes regiões do Paraná para a resolução do principal problema da agropecuária paranaense, na atualidade: conservação do solo. O NEPAR-SBCS, nesse contexto, tem papel fundamental no tocante à mediação de conflitos e articulação das instituições de ensino superior (IES), pesquisa e extensão do Estado do Paraná para que a Rede de Agropesquisa alcance os objetivos propostos.

Share this post


Ação bloqueada