Aug 15 2019
15 de agosto de 2019

Fórum sobre qualidade em SPD reúne nomes e muita experiência

  • 07:30 AM
  • Sindicato Rural de Guarapuava

No próximo dia 15 de agosto, um time de peso no que diz respeito ao Sistema Plantio Direto (SPD) estará reunido em Guarapuava, PR, para tratar de qualidade; a qualidade no SPD, mais precisamente. Tema de vital importância para a sustentabilidade da propriedade em diversos aspectos como produtivo, ambiental e econômico, o assunto vem ganhando importância na pauta da agricultura sustentável. Cada vez mais conscientes, produtores se deparam com a percepção de que não adianta simplesmente adotar alguns princípios do PD e deixar de lado o sistema como um todo. Os detalhes mais sutis, digamos, fazem toda a diferença entre o sucesso e o insucesso do modelo implementado.

O Fórum IQP — Fórum para Promoção da Qualidade no Sistema Plantio Direto por meio do Índice de Qualidade Participativo terá palestras e debates entre nomes como Herbert Bartz, pioneiro do SPD na América Latina; Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP; Ademir Calegari, Francisco Skora Neto e Lutécia Canalli, pesquisadores do IAPAR; Ricardo Ralisch, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Londrina; Jeankleber Bortoluzzi, da FEBRAPDP; Cristiano Pott, professor da Unicentro; Marie Bartz, pesquisadora e professora da Universidade Positivo, e Henrique Debiase, pesquisador da Embrapa Soja.

“O evento é importante para resgatar a qualidade no SPD. Na oportunidade, serão pautados os principais problemas no avanço do SPD e debatido junto aos agricultores possíveis soluções que serão trabalhadas na adaptação do IQP para região disponibilizando mais uma ferramenta para auxiliar técnicos e agricultores da região a trabalhar uma agricultura mais conservacionista e sustentável”, destaca Jeankleber Bortoluzzi.

“A importância do fórum é justamente discutir o SPD e suas possíveis melhorias regionalmente. Precisamos definir alguns processos e sistemas e devemos também escutar os produtores sobre as principais demandas que envolvem o SPD de qualidade”, ressalta Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava.

O evento acontece no Sindicato Rural de Guarapuava. Na pauta, estarão um panorama sobre todas as ações sobre o IQP realizadas pela FEBRAPDP; estratégia para manejo da resistência de plantas daninhas, diagnóstico de compactação de solo e ações para reverter o quadro e estratégias para o aumento de matéria orgânica e fertilidade do solo.

Sob a forma de dinâmicas de grupo, haverá ainda discussões sobre os principais desafios e potenciais soluções para o avanço do SPD na região. Durante a oportunidade, será feita também a apresentação dos resultados mais recentes pelos participantes e será formado um comitê regional para tratar do tema.

Após o almoço, os participantes irão para o campo a fim de visitar quatro estações onde poderão conferir in loco os resultados do Projeto Conservação de Solos, da Rede AgroPesquisas do Paraná; um trabalho com plantas de cobertura; outro trabalho sobre perfil, estrutura e biologia do solo, e, por fim, uma apresentação de Ralisch sobre diagnóstico para compactação do solo.

As vagas são limitadas e o valor da inscrição é de R$ 30,00. Para se inscrever, acesse o site do evento https://febrapdp.org.br/forum11 O Sindicato Rural de Guarapuava fica na Rua Afonso Botelho, 58, no Trianon.

O Fórum IQP é promovido e realizado pela Federação Brasileira de Plantio Direto — FEBRAPDP; Parque Tecnológico Itaipu; e Sindicato Rural de Guarapuava, com apoio de: Agrária/FAPA, Centro de Pesquisa Positivo, Itaipu Binacional, Sistema FAEP, Unicentro e Universidade Estadual de Londrina (UEL).