Contribuição Social da VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo

Contribuição Social da VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo

No dia 03 de julho de 2019, integrantes da Comissão Organizadora da VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo realizaram a Contribuição Social do respectivo evento. Na ocasião, foram capacitados agricultores da região de Ponta Grossa, no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) – Polo Regional de Ponta Grossa, sob coordenação da Dra. Josiane Bürkner dos Santos e apoio do auxiliar técnico Dácio Benassi. Também foi realizada a visita técnica “Manejo e Conservação da Água e do Solo na Região dos Campos Gerais”

Foram visitadas 03 (três) trincheiras com solos tipicamente usados na agricultura da Região dos Campos Gerais (Latossolo e Cambissolos). Durante as visitas, foram discutidos assuntos diversos referentes ao manejo destes solos: limitações, usos e atributos destes solos na Região. Os agricultores e técnicos tiveram a oportunidades de entrar nas trincheiras, manusear os solos, inquerir e discutir sobre as situações aventadas durante a explanação da pesquisadora Dra. Josiane Bürkner dos Santos.

Na sequência foi apresentado o experimento de Rotações de Culturas, onde foi reunidas informações de manejo e conservação daquela classe de solo sobre o qual está instalado o referido estudo. Em resumo, a capacitação técnica foi uma extensão dos assuntos e temas abordados na VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo.

 f2

f3

f4

f5

f6

f7

Share this post


Ação bloqueada