Dia Nacional da Conservação do Solo. NEPAR/SBCS faz pré-lançamento do Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná

Dia Nacional da Conservação do Solo. NEPAR/SBCS faz pré-lançamento do Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná

O Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de Abril) propõe uma reflexão sobre a importância do correto uso, manejo e conservação deste vital recurso do planeta.

A data lembra também um dos pioneiros mundiais da conservação do solo, Hugh Bennett, nascido em 15 de Abril de 1881 e fundador do Soil Conservation Service (EUA).

No mesmo contexto de reflexão, porém global, a ONU instituiu 2015-2024 como a Década Internacional do Solo; e nada mais apropriado, considerando que o solo contribui a vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030/ONU, como fome zero, água limpa, combate às alterações climáticas, e preservação da vida terrestre.

 

No Brasil, e principalmente no Paraná, os solos evoluídos pedogeneticamente, aliados aos padrões favoráveis de clima, criam um ambiente com excelentes características edafoclimáticas que poucas regiões do mundo têm para a produção de alimentos.

Conservar o solo é, portanto, crucial.

O Paraná é referência mundial em agricultura conservacionista devido ao trabalho de conservação do solo em microbacias e ao avanço do Sistema Plantio Direto, que reduziram consideravelmente a degradação do solo por erosão hídrica, bastante intensa na década de 1970.

Porém, nos últimos anos, a degradação por erosão voltou a se acentuar, muitas vezes associada com a compactação do solo. E isso demanda atenção especial das instituições de pesquisa e ensino, e das instituições de representação política para reverter tais processos degradantes; e não só do solo, mas da água e da biodiversidade também.

Com o propósito de contribuir à preservação do recurso solo aliada a produção agrícola, o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) publicará o Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná.

A obra apresenta, numa linguagem direta, estratégias técnicas para um adequado manejo e conservação do solo e da água.

Participaram na elaboração do Manual 72 profissionais (professores, pesquisadores e extensionistas) de 16 instituições (universidades, órgãos de pesquisa, secretarias de estado, e serviço de extensão rural).

O Manual também será importante recurso didático para estudantes de nível médio ou superior, bem como para profissionais participantes de treinamentos oferecidos por programas conservacionistas, como o Programa Microbacias e o PROSOLO.

O Manual será lançado durante a VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo (www.rpcs2019.com.br), que ocorrerá de 28 a 31 de maio de 2019, em Ponta Grossa. O evento também será fórum de discussão a cerca do manejo e da conservação do solo, contribuindo com a proposição de medidas de governança do solo.

Uma visão preliminar do que será abordado na obra pode ser obtida em https://issuu.com/editoracubo/docs/issuu-nepar-solos

Share this post


Ação bloqueada