O livro “Erosão no Estado do Paraná – Fundamentos, estudos experimentais e desafios” de autoria dos pesquisadores Gustavo Henrique Merten da Universidade de Minnesota/USA e Augusto Guilherme de Araújo e Graziela Moraes de Cesare Barbosa, ambos do IAPAR, constitui uma compilação dos resultados de um importante trabalho de pesquisa experimental em uso e conservação dos recursos naturais, realizado pelo IAPAR nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
De acordo com a pesquisadora Graziela Moraes de Cesare Barbosa, que coordena um projeto de pesquisa sobre microbacias no IAPAR além de participar do Comitê Gestor do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná, o objetivo foi quantificar as perdas de solo e água, além de outros aspectos relevantes, considerando as principais culturas e sistemas de produção em algumas regiões do Paraná.
A obra, lançada durante a 20ª. Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, na semana passada em Foz do Iguaçu, abrange cinco regiões edafoclimáticas do Paraná e dez experimentos de campo realizados em estações do IAPAR e em campos experimentais de instituições parceiras e de agricultores-colaboradores. A ideia de escrever sobre o tema surgiu entre 2011-2012 em razão do retorno da erosão como um grave problema para a produção agrícola na Paraná.
Destinado a um público amplo uma vez que possui informações técnicas sobre erosão, resgata o histórico dos programas de Estado sobre o assunto e faz uma análise da situação atual, a obra é destinada a pesquisadores, professores, estudantes, profissionais da assistência técnica e da defesa agropecuária, consultores, agricultores e interessados em geral no assunto.
O livro pode ser adquirido no Iapar ao preço de R$ 30,00. Acesse o site publicacoes@iapar.br.