Iniciativas de Educação em Solos no Brasil

Iniciativas de Educação em Solos no Brasil


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  • 17 de abril de 2020

Iniciativas de Educação em Solos no Brasil

Descrição

Esta publicação reúne 78 ações que foram cadastradas, pelos respectivos coordenadores, no “Banco de Dados Nacional de Iniciativas de Educação em Solos”, sendo um produto da Divisão 4 – Solos, Ambiente e Sociedade – da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). A obra chega em um momento oportuno para a socialização das iniciativas de Educação em Solos no Brasil, concebidas e desenvolvidas por diferentes educadores ao longo dos últimos 20 anos, contextualizadas em diferentes territórios, culturas e áreas do conhecimento.

Atualmente, assumimos a Educação em Solos como um processo formativo e humanizador dos sujeitos envolvidos, em que o conhecimento sobre solos é construído a partir de suas vivências. Assim, o conhecimento sobre solos passa a fazer sentido e parte da vida dos sujeitos de uma forma cada vez mais integrada às suas ações cotidianas. É a transformação da realidade e dos sujeitos na relação com o solo.

Ao recolher as informações destas 78 iniciativas e confrontar com o ano de 2008, quando haviam quatro (Boletim Informativo da SBCS, v. 33), e com 2014, quando haviam 31 (Boletim Informativo da SBCS, v. 39), percebemos um substancial e consistente crescimento das ações e espaços de Educação em Solos em todas as regiões do país.

Esta publicação permite o (re)conhecimento mútuo das iniciativas e inovações encontradas na Educação em Solos, inspirando, instigando e promovendo reflexões e diálogos acerca das práticas e processos em curso no país. A partir deste livro, o contato entre os agentes dos processos pode ser potencializado, gerando interações entre os projetos e fortalecendo o conjunto de Educadores em Solos, além de estimular a aproximação de outros. Ainda, esse Banco de Dados possibilita a realização de análises diversas e, sobretudo, a constatação da complexidade da Educação em Solos, para além da descrição e caracterização de conteúdos e ações. Antevemos aí uma oportunidade para um outro modo de olhar e de ser Educador em Solos, que transcende conteúdos, descrições e protocolos da Ciência do Solo. Um olhar flexível, dotado de sensibilidade pedagógica, e profundamente crítico, ao experienciar e viver as transformações proporcionadas em sua atuação como Educadores em Solos.

Acreditamos que esta publicação contribuirá para a divulgação e a disseminação das iniciativas de Educação em Solos no Brasil à comunidade em geral. Ela é destinada a todos os envolvidos e interessados na Educação em Solos, com especial ênfase a instituições como secretarias estaduais e municipais de educação, de agricultura e de meio ambiente, a entidades públicas ou privadas ligadas à educação ambiental, a organizações e associações de agricultores e produtores rurais, a grupos que atuam na agricultura urbana, entre outros, que tenham interesse ou envolvimento com a Educação em Solos.

As iniciativas em Educação em Solos aqui apresentadas foram informadas pelos coordenadores de seus respectivos projetos, que atenderam aos requisitos solicitados pelo formulário, amplamente divulgado pela SBCS nas mídias sociais e disponibilizado em https://bit.ly/33PBibl. Provavelmente, existem muitas outras iniciativas no Brasil, que não preencheram o formulário até fevereiro de 2020 e que poderão ser incluídas em novas edições. Assim, convidamos a todos a analisar o conteúdo desta publicação e sugerir melhorias para as próximas edições.

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