UFPR concede título de Professor Emérito a Celso Prevedello

UFPR concede título de Professor Emérito a Celso Prevedello

A Universidade Federal do Paraná realizou na última terça-feira, dia 3 de maio de 2016, uma sessão pública e solene do Conselho Universitário especialmente para conceder o título de Professor Emérito ao professor aposentado da instituição Celso Luiz Prevedello, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. A solenidade será às 10 horas, no Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias (R. dos Funcionários, 1540, Cabral).

O professor Celso Luiz Prevedello atuou na UFPR por 35 anos, tendo sido admitido em concurso público em 1977, mesmo ano de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo. Em 1977, obteve o título de mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 1987, tornou-se Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, pela ESALQ/USP e, nesse mesmo ano, teve sua experiência de pós-doutorado no Science Technology Institute.

Sua atuação, como professor e pesquisador, foi sempre pautada pela busca por soluções criativas e com sólida base conceitual. Além dia vida acadêmica, Prevedello também se aventurou pelo mundo das letras, tendo lançado os livros “Um amor proibido em terras de amor livre”, de 2007, sobre a experiência anarquista de imigrantes italianos na Colônia Cecília, e a obra “O Universo sobre ombros de gigantes: mistérios revelados”, de 2012, uma provocação acadêmica. E entre as obras técnicas, o livro “Física do Solo”, já em sua segunda edição, texto indispensável e referencial na área. Além disso, pode-se contar mais de 130 contribuições acadêmicas, dentre artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livros, resumos e trabalhos completos publicados em anais de congressos, softwares, como organizador de cursos, participações em bancas de mestrado e doutorado, entre várias outras atividades de relevância.

Na UFPR, foi professor das disciplinas de Hidráulica Agroflorestal, Irrigação e Drenagem e Física do Solo, ofertadas para os cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental. Na área administrativa, atuou como membro titular do Colegiado do Curso de Agronomia, como Presidente de Comissão Curricular da Agronomia e, na pós-graduação, como docente das disciplinas Física do Solo e Tópicos Especiais em Conservação de Solos; como coordenador do Laboratório de Física do Solo e, entre 1989 e 1999, como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, com pioneirismo na proposição do doutorado, no ano de 2000.

Para mais informações acesse: http://www.ufpr.br/portalufpr/blog/noticias/

Fonte: Simone Meirelles

 

 

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *