Palestra na RBMCSA vai apresentar soluções para Região do Arenito Cauá

Palestra na RBMCSA vai apresentar soluções para Região do Arenito Cauá

Estudos de pesquisador do Iapar apontam alternativas para melhorar a produtividade e garantir a sustentabilidade dos solos

A XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água ( XX RBMCSA), que acontecerá em Foz do Iguaçu entre 20 e 24 de novembro, vai discutir as soluções de pesquisa e manejo e conservação do solo e da água para a Região do Arenito Caiuá no Noroeste do Paraná, considerada uma área frágil e suscetível à perda de nutrientes, matéria orgânica e à erosão. De acordo com o pesquisador do Iapar, Jonez Fidalski, que vai apresentar palestra sobre o tema no evento, várias alternativas já estão sendo difundidas entre os agropecuaristas com o objetivo de aumentar a produtividade das culturas e garantir a sustentabilidades destes solos.

“O uso destes solos com o preparo convencional, aração e gradagem, tem contribuído para uma baixa produtividade agropecuária nesta região”, explica o pesquisador, apontando que as soluções de conservação do solo e da água estão baseadas na redução da intensidade do preparo do solo em áreas de pastagens, diminuindo os riscos de degradação da camada superficial arenosa sobre a camada de textura média. Isso, sem comprometer os atributos físicos e químicos, a infiltração da água no solo, a erosão hídrica e a produtividade agropecuária em pomares de laranja, mandioca e integração lavoura-pecuária com sucessão de soja e braquiária.

Entre as alternativas, Jonez Fidalski, ressalta a necessidade de selecionar áreas da Região do Arenito Caiuá com menores riscos de deficiência hídrica para as culturas, evitando locais que apresentam maior proporção de areia grossa. Também recomenda a utilização de sistema de terraceamento e plantio em nível nos (Latossolo, Argissolo e Neossolo Quartzarênico). “O aumento de matéria orgânica nestes solos arenosos ocorre quando se mantém o solo vegetado com gramíneas nas entrelinhas de pomares de laranja e no cultivo anual de braquiária em sistema de integração lavoura-pecuária”, explica.

Ele também cita que não há necessidade de revolver o solo para incorporar calcário nestes solos arenosos, porque a calagem superficial é eficiente em culturas permanentes como em pomares de laranja e pastagem. “A compactação superficial e subsuperficial destes solos diminuem com o uso e manejo de gramíneas, aumentando a capacidade de suporte destes solos ao tráfego de máquinas e pisoteio animais”, diz Fidalski.

Há opções, segundo ele, de redução do preparo do solo para o plantio de pomares de laranja em áreas de pastagens, quando se utiliza o preparo em faixas ou plantio sem revolvimento do solo, reduzindo os riscos de erosão, sem limitações físicas destes solos, não comprometendo a fertilidade do solo, a nutrição e o desenvolvimento e a produtividade das laranjeiras.

Outra solução bastante eficaz diz respeito às respostas destes solos a adubação para aumentar a produtividade de forragem e a taxa de lotação de bovinos nas pastagens. A qualidade física e a infiltração de água desses solos podem ser ampliadas com a altura de pastejo em braquiária em sistema de integração lavoura-pecuária, mantendo-se o solo vegetado com a utilização do sistema plantio direto de braquiária durante o outono-inverno e soja na primavera-verão, associada à manutenção de carga animal de bovinos que não degrade estes solos arenosos.

Segundo Jonez Fidalski, estas soluções tecnológicas desenvolvidas na Região do Arenito Caiuá têm sido divulgadas aos agropecuaristas e a assistência técnica desde o desenvolvimento de experimentos em propriedades privadas, cooperativa e Estações Experimentais do IAPAR, além de terem sido divulgadas em dias de campo, cursos e eventos científicos, e estarem disponíveis em revistas científicas na internet.

RBMCSA

A XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), um dos eventos mais importantes promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), em parceria com os núcleos regionais e instituições parceiras, estão com as inscrições abertas até 20 de outubro. Para fazer a inscrição, basta acessar o site www.rbmcsa2016.com.br, que traz também informações gerais sobre o evento com toda programação.

No primeiro dia de evento, no domingo (20/11), a palestra de abertura terá como tema: “É possível conciliar a conservação do solo e da água com o agronegócio”. No segundo dia do evento será abordada “A dificuldade de controle da erosão em solos agrícolas em pleno século XXI”.

Entre os palestrantes mais esperados está o pesquisador Rattan Lal, da The Ohio StateUniversity. Ele será palestrante no terceiro dia do evento com o tema: “A pressão econômica sobre o uso e ocupação do solo: consequências ambientais e sociais”. Diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (Carbon Managament and Sequestration Center), Rattan Lal assumirá a presidência da International Union of Soil Science no dia primeiro de janeiro de 2017.

Share this post


Ação bloqueada