Nota de falecimento: Herbert Bartz, aos 83 anos

Nota de falecimento: Herbert Bartz, aos 83 anos

É com muito pesar que noticiamos, na madrugada desta sexta-feira (29/01), o falecimento de um dos pioneiros do plantio direto na palha, o produtor Herbert Bartz, de 83 anos que morava em Rolândia no Paraná.

Bartz nasceu no Brasil em 1937, no Rio Grande do Sul, e ainda pequeno foi para a Alemanha, onde testemunhou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e sobreviveu durante anos difíceis no país com sua família até que no ano de 1960 conseguiram se recuperar e retornar para o Brasil, estabelecendo propriedade em Rolândia. Aprendeu a prática da agricultura direto no campo e diante dos desafios que causavam a erosão do solo em que plantava e perda das terras férteis, Bartz ficou profundamente inconformado e procurou alterativas para solucionar isso, e nos Estados Unidos aprendeu a respeito do Sistema de Plantio Direto, que consiste em deixar palha e restos das plantas na superfície do solo em vez de revirar toda a área, dessa maneira preparando somente a linha de semeadura para a semente.

Essa técnica de plantio embora não tenha sido tão bem recebida quando Bartz utilizou pela primeira vez aqui no Brasil, causando até mesmo estranheza de vizinhos e das autoridades, foi revolucionária devido ao uso reduzido de insumos fósseis nas produções, a proteção adicional conferida ao solo que evitava a erosão além de proporcionar melhores condições de desenvolvimento para as sementes. Com persistência e dedicação, Bartz difundiu o Sistema Plantio Direto lentamente, ensinou de graça quem queria aprender além de dar palestras e aulas demonstrando a eficiência do método e junto com os companheiros Franke Dijkstra e Manoel Henrique Pereira, realizaram a difusão desse conhecimento pelo Paraná e afora.

O NEPAR-SBCS expressa seus sentimentos e condolências para todos os familiares e amigos de Herbert Bartz, e esperamos seguir seu legado de descobrir, incentivar e revolucionar maneiras do ser humano trabalhar com o solo através da ciência.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *