NEPAR-SBCS e UFPR realizam exposição em comemoração ao Dia Mundial do Solo

NEPAR-SBCS e UFPR realizam exposição em comemoração ao Dia Mundial do Solo

O Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) em parceria com o Programa de Pós-Graduação de Ciência do Solo e o Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão realizando uma exposição em comemoração ao Dia Mundial do Solo, de 4 a 9 de dezembro em Curitiba. O evento tem como responsável a Dra. Fabiane Vezzani, professora da UFPR e coordenadora da comissão de História, Epistemologia e Sociologia da Ciência do NEPAR-SBCS. A exposição conta ainda com o apoio do escritório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) da Região Sul e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-PR).

Para lembrar a importância do solo foi criada, em 2002, pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS), o “Dia Mundial do Solo”, celebrada em cinco de dezembro de cada ano. O objetivo é esclarecer a população a respeito das funções do solo e mobiliza-la para a importância de preservar e de utilizar corretamente este recurso natural, uma vez que é essencial para a sobrevivência dos seres vivos.

A exposição teve início ontem no departamento de solo da UFPR. Nesta terça estará na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) em Curitiba. Na quarta feira será a vez da Secretaria de Estado da Agricultura recebe-la. Na quinta estará no Instituto EMATER-PR, e se encerra no próximo sábado no Parque Bacacheri. Segundo Vezanni, “a ideia é representar um ecossistema mostrando as múltiplas funções e a importância do solo para a humanidade, destacando a sua dependência e biodiversidade”.

O evento está cadastrado no mapa comemorativo do Dia Mundial do Solo, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO). O Mapa com todos os eventos cadastrados pode ser consultado no site:

http://www.fao.org/world-soil-day/worldwide-events/en/

 

dia do solo 2017 2

Junior Azevedo
Estagiário de Jornalismo

Share this post


Ação bloqueada