Minicurso ensina a identificar minerais de solos e sedimentos

Minicurso ensina a identificar minerais de solos e sedimentos

Participantes terão infraestrutura disponível na UEM para análises mineralógicas

O minicurso Técnicas instrumentais em mineralogia, que será realizado na V Reunião Brasileira da Ciência do Solo e II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos vai trabalhar com minerais naturais de solos sintéticos. Será ministrado pelo professor doutor Antonio Carlos da Costa, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). São apenas 40 vagas para o minicurso. Garanta a sua!

O objetivo é estender aos professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação a infraestrutura disponível na UEM para análises mineralógicasde solos e sedimentos. “Colocar os interessados em contato com equipamentos e técnicas disponíveis para a identificação e quantificação de minerais de solos e sedimentos”, explica Costa.

Os participantes terão a oportunidade de identificar alguns tipos de minerais por difração de raios-X.O professor explica que osminerais são o “esqueleto” do solo, formam, com a matéria orgânica, os agregados  e a estrutura do solo que são os responsáveis pelo comportamento químico, físicos, biológicos e mineralógico do solo. Entre os tipos mais comuns estão na fração areia e silte: quartzo. Na fração argila: Caulinita, hematita, goethita. esmectitas e vermiculitas, anatásio, maghemita.

EVENTO

A V Reunião Paranaense de Ciência do Solo e o II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos serão realizados paralelamente entre os dias 23 e 25 de maio próximo, no Centro de Eventos Excellence de Maringá. São esperados durante os três dias de evento cerca de 600 participantes, entre especialistas das principais instituições de pesquisa e das mais importantes universidades brasileiras, além de profissionais ligados a empresas, cooperativas, setores públicos e produtores.

O evento é uma promoção do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS – NEPAR) e será realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Cocamar Cooperativa Agroindustrial, contando com a parceria do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR. Os eventos contarão com importante apoio da Rede de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Acesse o site www.solosarenosos2017.com.br para conhecer a programação do evento.

Share this post


Ação bloqueada