Maringá sediará evento sobre conservação de solos arenosos

Maringá sediará evento sobre conservação de solos arenosos

O evento tem por objetivo debater problemas relacionados ao uso, manejo e conservação do solo

Evento bianual, a Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) chega à sua 5ª edição consolidada como um dos principais fóruns, técnico científico regional de abrangência nacional, de discussão dos principais problemas relacionados ao solo. A V RPCS será realizada simultaneamente com o II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA), entre os dias 23 a 25 de maio de 2017, no Excellence Centro de Eventos, na cidade de Maringá, com o tema “solos do arenitos: usos, desafios e sustentabilidade.”

Promovida pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Solo (NEPAR-SBCS) e realizada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Cocamar Cooperativa Agroindustrial, contando com a parceria do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e parceiros, a V RPCS/ II SBSA discutirá os principais problemas associados ao uso, manejo e conservação dos solos paranaenses, com destaque ao do tipo arenoso no Brasil, além dos resultados de pesquisa e divulgação de novas tecnologias. Os eventos contarão também com o importante apoio da Rede de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

A primeira Reunião Paranaense teve início no ano de 2009 na cidade de Pato Branco e foi organizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Em 2011 foi sediada na capital do Paraná, Curitiba, e organizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já em sua terceira edição, a reunião aconteceu em Londrina, em 2013, sendo organizada pelo IAPAR. Em 2015, a RPCS em sua 4ª edição, foi organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e sediada em Cascavel. Já o primeiro Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos, foi realizado em 2014, na cidade de Presidente Prudente, São Paulo, sendo organizada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e pelo Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista.

Serão três dias de intensos debates, onde serão realizadas aproximadamente quatro palestras por tema, proporcionando aos congressistas a discussão e o aprofundamento do amplo conteúdo técnico científico. A programação preliminar do evento conta com 17 palestras, divididas em quatro temas mais a abertura: “Potenciais e limitações dos solos do Arenito Caiuá”, “Manejo e conservação de solo e água em solos arenosos”, “Desafios para a produção sustentável das principais culturas no Arenito Caiuá” e “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta como sistema de produção sustentável de grãos e carne no Arenito Caiuá”. Estão previstas também a realização de quatro visitas técnicas e quatro minicursos.

A expectativa dos organizadores é reunir aproximadamente 500 pessoas, entre profissionais, pesquisadores e acadêmicos de graduação e pós-graduação. Produtores rurais também terão espaço na participação dos eventos.

Share this post


Ação bloqueada