Manual de adubação e calagem para o Estado do Paraná vai estar disponível aos interessados na V RPCS

Manual de adubação e calagem para o Estado do Paraná vai estar disponível aos interessados na V RPCS

O livro produzido por mais de 70 pesquisadores traz novidades importantes para a produtividade e sustentabilidade da agropecuária no Estado

O Manual de adubação e calagem para o Estado do Paraná lançado durante a 20ª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), estará disponível para comercialização no estande do NEPAR, segundo o diretor do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS), Arnaldo Colozzi, durante a V Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS), em Maringá (PR), que acontece entre os dias 23 a 25 de maio. O preço é de R$ 80,00 para sócios adimplentes da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e R$ 100,00 para não-sócios.

Escrito e produzido por mais de 70 pesquisadores e editado pelos engenheiros-agrônomos, Volnei Pauletti e Antonio Carlos Vargas Motta, o Manual de adubação e calagem para o Estado do Paraná é uma obra que agrega informações básicas e orientações sobre a obtenção de dados e critérios para adubação e calagem até orientações mais específicas como a definição de doses e estratégias de aplicação de nutrientes, adubos e corretivos para as espécies abordadas no manual. O livro traz novidades como a contemplação das principais espécies cultivadas no Paraná e uma análise de solo a nível “condição a evitar” uma vez que no Estado já ocorrem teores elevados de nutrientes levando uma preocupação ambiental do uso de insumos.

O NEPAR já publicou várias obras que estão todas disponíveis para download gratuito no site do Núcleo. Dentre elas estão a série de material didático para uso por professores do ensino fundamental e médio “Conhecendo os principais solos do Paraná”, “Conhecendo os principais solos do litoral do Paraná” e o “Mapa simplificado dos solos do Paraná; o Boletim Técnico “Erosividade de chuvas no estado do Paraná: atualização e influência dos eventos “el niño” e “la niña”; na série ANAIS, publica regulamente registro dos trabalhos científicos apresentados na RPCS, além dos “Anais da Reunião Latinoamericana de Rizobiologia” e os “Anais do V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos”. Como livro pode-se destacar o material didático “Guia Prático de Biologia do Solo. O “Manual de Adubação e Calagem” é mais uma contribuição do NEPAR para o Estado do Paraná, que visa o adequado uso, manejo e conservação do solo e água nos meios rural e urbano.

Alanis Hitomi I. Brito
Estagiária de Jornalismo

Share this post


Ação bloqueada