Diretor do NEPAR alerta para a importância da conservação dos solos

Diretor do NEPAR alerta para a importância da conservação dos solos

O pesquisador Arnaldo Colozzi Filho, Diretor do Núcleo Paranaense de Ciência do Solo (NEPAR) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), fez, na sessão plenária desta segunda-feira (9), na Assembleia Legislativa, um alerta sobre a importância da conservação, manutenção e melhoria da capacidade produtiva dos solos do estado. O pronunciamento aconteceu por proposição do deputado Tercílio Turini (PPS), e integra os debates provocados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou 2015 como o “Ano Internacional dos Solos”.

“Precisamos continuar investindo em pesquisa, treinamento e qualificação dos técnicos. O conhecimento, as novas tecnologias precisam ser regionalizadas e, por isso, nosso aprendizado deve ser constante”, disse Colozzi, que é pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Ele observou que em algumas áreas de cultivos anuais perenes e pastagens ainda há ocorrência de degradação do solo. “A lei que trata do uso do solo, aprovada no Paraná em 1984, foi importante e serve de modelo para outras regiões do país. Conseguimos, com essa iniciativa, frear um grave processo de erosão que acontecia no Paraná. Mas temos que continuar cuidando dos nossos solos”, declarou. O pesquisador lembrou que a ocupação das terras paranaenses foi bastante agressiva e hoje nossas florestas representam apenas 2% do território estadual.

Economia – O deputado Tercílio Turini, que cumprimentou os técnicos que integravam a comitiva do NEPAR, destacou que uma das maiores riquezas do Paraná é o seu solo. “Preservá-lo é fundamental, é de grande importância para a economia do estado”, destacou. “Hoje muitas das áreas que eram ocupadas pela agropecuária estão sendo usadas para o cultivo da soja”, acrescentou. De acordo com Colozzi, a ONU espera que a iniciativa sirva para mostrar para a sociedade a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a sua degradação em todo o mundo. No Brasil, os debates sobre o tema estão sendo incentivados pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. A SBCS reúne mais de mil pesquisadores de todas as universidades e instituições de pesquisa e extensão do país.

Colozzi informou ainda que o NEPAR tem como missão congregar os profissionais atuantes em Ciência do Solo no Paraná, bem como as instituições nas quais trabalham, visando o desenvolvimento da Ciência do Solo com o aprimoramento das atividades de pesquisa, ensino, extensão rural e assistência técnica, resultando no adequado uso, manejo e conservação do solo e da água nos meios rural e urbano, alargando as possibilidades do desenvolvimento sustentável. Para isso, está estruturada em comissões especializadas. Durante a sessão foi também exibido um vídeo sobre o tema.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Share this post


Ação bloqueada