Confira a programação da XX RBMCSA

Confira a programação da XX RBMCSA

Programação do evento propõe discussão sobre os desafios da conservação do solo e recursos naturais

Estudos apontam que a efetiva conservação do solo e da água requer o estabelecimento de uma rede de conexões entre a ciência e agentes sociais, econômicos e políticos, para que o processo efetivamente aconteça. Por isso, a XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA) vai discutir este tema, em uma programação que mescla a apresentação de novos conhecimentos científicos com temas de cunho educacional, de difusão de tecnologia e até mesmo aspectos legais que envolvem a conservação do solo.

Entre os principais temas tratados na XX RBMCSA estão a Dificuldade de Controle da Erosão em Solos Agrícolas em Pleno Século XXI;  Aumento da Produção e Degradação dos Solos nos Biomas Brasileiros; a  Pressão Econômica Sobre o Uso e Ocupação do Solo e suas Consequências Socioambientais; Recuperação de Solos Degradados em suas Múltiplas Funções;  Desafios para a Conservação dos Solos em Sistemas Agropecuários de Produção entre outros.

Essas questões e outras nortearão grande parte das discussões durante o evento.  Para a SBCS, o manejo e a conservação do solo e da água permanecem sendo um dos principais desafios para o desenvolvimento de sistemas agrícolas conservacionistas.

“A solução para a conservação do solo e da água requer o estabelecimento de uma rede de conexões entre atores e componentes de diferentes origens, formas e funções. Atores e componentes estes que estão muitas vezes fora do âmbito da ciência, mas cuja conexão é fundamental para que toda a complexa rede que envolve o manejo e conservação do solo e da água funcione e o processo efetivamente aconteça”, diz o presidente da XX RBMCSA, Arnaldo Colozzi.

“São necessários mais investimentos na pesquisa científica, no ensino técnico e superior e na educação básica das novas gerações. É preciso estimular as boas práticas de uso e conservação do solo e demais recursos naturais para garantirmos a  segurança alimentar através de políticas públicas voltadas para os produtores e para a sociedade brasileira”, enfatiza.

Para conferir a programação detalhada com os palestrantes acesse o site oficial do evento: www.rbmcsa2016.com.br

Share this post


Ação bloqueada