Abertas inscrições para visitas técnicas e minicursos na XXRBMCSA

Abertas inscrições para visitas técnicas e minicursos na XXRBMCSA

Para participar das atividades é necessário estar inscrito no evento até o dia 20 de outubro. Fique atento e não perca esta oportunidade!

A XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), que acontecerá em Foz do Iguaçu de 20 a 24 de novembro, está com as inscrições abertas a partir de hoje (3 de agosto) para três minicursos e duas visitas técnicas que irão ocorrer no último dia do evento ao preço de R$ 30,00 cada uma das atividades. Para participar dos minicursos e das visitas é necessário estar inscrito no evento (no site www.rbmcsa2016.com.br), portanto fique atento ao prazo final para as inscrições: 20 de outubro. As vagas são limitadas obedecendo à ordem de inscrição.

No dia 24 de novembro, estão programa das visitas à Usina Hidrelétrica de Itaipu e às ações do Programa Cultivando Água Boa, no município de Santa Terezinha. Também estão programados três minicursos: Perfil Cultural e Avaliação Visual da Estrutura do Solo (VESS), Potencialidades do uso de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) no monitoramento da erosão hídrica e da cobertura vegetal e, por último, o Uso de práticas mecânicas para o controle da erosão em áreas de produção e em estradas não pavimentadas.

No caso das visitas são ofertadas apenas 40 vagas. O ônibus sairá do Hotel Golden Park Internacional Foz do Iguaçu (mesmo local do evento) às 8 horas, retornando às 12 horas e às 18 horas. É necessário apresentar o crachá no momento do embarque no ônibus. No caso dos minicursos, o número de vagas é no mínimo de 5 e máximo de 25. Dois minicursos vão acontecer no local do evento e um no campo experimental do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena. As inscrições para os minicursos e visitas técnicas tem valor de R$ 30,00.

Em caso de cancelamento do curso ou das visitas pela Comissão Organizadora, por motivo de número insuficiente de interessados, o valor pago será devolvido via depósito bancário após o término da XX RBMCSA. Em caso de desistência do congressista, após o início do evento, o valor pago não será devolvido.

PROGRAMAÇÃO

Visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu

A visita na usina inicia-se pelo Canal da Piracema (canal com 10 km de extensão que liga o Rio Paraná ao reservatório para permitir a migração dos peixes rio acima); Depois segue ao Vertedouro; Também será feita visita ao Mirante Central (visão panorâmica do lago) e à Barragem (ponto onde estão instaladas as unidades geradoras de energia elétrica. A visita também se estende ao Edifício da Produção, até o eixo da turbina-cota 92, e a Crista da Barragem (visita a sala de comando central, que controla a operação de turbinas e geradores, e a enorme galeria de onde se vê as unidades geradoras. A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável. Fornece cerca de 15% da energia consumida no Brasil e 75% no Paraguai.

Visita às ações de campo resultantes das atividades do programa Cultivando Água Boa

O programa Cultivando Água Boa, conduzido pela Itaipu Binacional juntamente com seus parceiros na região de abrangência da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (região conectada por rios e córregos que constituem o reservatório da usina de Itaipu), contempla diversas ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade e com a promoção da qualidade de vida nas comunidades. A visita às ações do programa contempla saída de Foz do Iguaçu às 8hs, chegada ao município de Santa Terezinha; Corredor da Biodiversidade que liga o Parque Nacional do Iguaçu com a faixa de proteção do Lago de Itaipu; durante o passeio, os participantes irão verificar as ações da Gestão por Bacias Hidrográficas (conservação de solos, adequação de estradas, cascalhamentos, abastecedouros comunitários, cercas, etc.); e ainda visitar a propriedade orgânica no município de São Miguel do Iguaçu onde será servido o almoço (incluso na taxa), visitar o município de Itaipulândia, de onde se pode ter uma vista panorâmica da faixa de proteção vegetal do lago e por último visitar o Centro Avançado de Pesquisa (CAP), instituição mantida pela prefeitura local com o objetivo de pesquisa e transferência de tecnologias para o desenvolvimento regional. Chegada prevista em Foz do Iguaçu às 18 horas.

Minicurso: Potencialidades do uso de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) no monitoramento da erosão hídrica e da cobertura vegetal

O minicurso contemplará as potencialidades do uso de Veículo Aéreo não Tripulado(VANT) no monitoramento da erosão hídrica e da cobertura vegetal: Introdução, nomenclatura, breve histórico, classificação dos VANs, componentes e acessórios, legislação no Brasil, princípios de estereoscópica e aerofotogrametria, modelos digitais e tridimensional, principais softwares utilizados e exemplos de uso no monitoramento da erosão hídrica e da cobertura vegetal. Será realizado das 8 às 12 horas, no mesmo local do evento.

Minicurso: Perfil Cultural e Avaliação Visual da Estrutura do Solo (VESS)

Perfil Culturalé uma metodologia para avaliar no campo o impacto das práticas agrícolas e dos sistemas de produção agropecuária na fertilidade do solo. Portanto, avalia a estrutura do solo e suas relações com as demais propriedades do solo e com as raízes. Há uma nomenclatura proposta para as diferentes estruturas, mas o mais importante é a postura dos agricultores e técnicos em observar o perfil, sendo esta a principal contribuição do curso.

A Avaliação Visual da Estrutura do Solo (VESS)é um teste rápido de baixo custo e de fácil repetição que permite cientistas, consultores, estudantes e técnicos realizarem a avaliação da qualidade estrutural do solo diretamente no campo. O método baseia-se na aparência e sentido pelo tato de uma fatia de solo retirada com uma pá. A nota atribuída a sua estrutura pode ser utilizada na tomada de decisão do manejo do solo. Neste curso prático o participante terá contato com a metodologia que pode ser aplicada amplamente em sistemas agrícolas. Acontecerá das 8 às 12 horas, no campo experimental do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena em Foz do Iguaçu.

Minicurso: O uso de práticas mecânicas para o controle da erosão em áreas de produção e em estradas não pavimentadas

No minicurso serão apresentados aspectos conceituais relativos ao processo erosivo, tanto em áreas de produção agropecuária e florestal como em estradas não pavimentadas, e as principais práticas para o controle da erosão. Especial destaque será dado ao dimensionamento de sistemas conservacionistas relacionados ao uso de práticas mecânicas de controle da erosão, envolvendo o uso dos softwares:

a) Terraço 4.1 – desenvolvido com a finalidade de facilitar o dimensionamento e a otimização da implantação de sistemas de terraceamento;

b) AvaTer– sistema para a avaliação da capacidade de armazenamento de terraços de retenção;

c) Estradas – elaborado com o objetivo de auxiliar o dimensionamento de sistemas de drenagem e bacias de acumulação em estradas não pavimentadas.

Este último minicurso terá duração o dia todo: das8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no mesmo local do evento.

Share this post


Ação bloqueada