I RPCS

I RPCS

A primeira edição da Reunião Paranaense de Ciência do Solo foi realizada entre os dias 4 a 6 de maio de 2011, na cidade de Pato Branco, sudoeste do Paraná. Foi escolhida como tema “Histórico e Desafios da Ciência do Solo no Paraná”, que permitiu uma abordagem eficiente dos diversos processos e aspectos que permeiam a ciência do solo atual.

A programação da 1ª RPCS foi dividida em conferências, mesas-redondas e uma seção pôster. Foram submetidos 130 resumos, dos quais 100 foram aceitos para publicação nos anais do evento. Destes, 29 são relativos a fertilidade e química do solo, 26 do manejo do solo, 20 de microbiologia do solo, 13 de deposição e/ou utilização de dejetos como fontes de nutrientes, e o restante aborda SIG’s, levantamento e classificação de solos, monitoramento de sedimentos em microbaciashidrográficas e ensino de ciência do solo.
A RPCS é promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná (SBCS-NEPAR) e organizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com apoio da Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Associação de Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR, Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas (CELA-PR), Itaipu Binacional, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Promoção

logo da sociedade brasileira de ciencia do solo

 

 

Organização

logo UTFPR de 2009 e PPGA UTFPR

 

 

Apoio

logo da fundacao araucarialogo aeapblogo conselho regional de engenharia arquitetura e agronomia do estado do paranafuntef pr

logo araucaria redlogo itaipu binacionalLogo IAPARlogo unicentro

Share this post


Ação bloqueada