IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo – Cascavel (PR)

IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo – Cascavel (PR)

A Reunião Paranaense de Ciência do Solo-RPCS é um evento técnico científico regional de abrangência nacional, bianual, que tem como objetivo ser um fórum para discussão dos principais problemas e divulgação de novas tecnologias e resultados de pesquisa relacionada ao uso, manejo e conservação dos solos do Paraná. É uma promoção da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná/NEPAR. Teve início em 2009 na cidade de Pato Branco e foi organizada pela UTFPR. Em 2011 foi sediada em Curitiba e organizada pela UFPR. Em 20113, em sua terceira edição, ocorreu em Londrina e foi organizada pelo IAPAR. Em 2015, a RPCS estará na sua 4ª edição, e será organizada pela UNIOESTE – Cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola e Geografia, com o apoio da Universidade Federal do Paraná – UFPR – Palotina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Medianeira e Campo Mourão, Pontifícia Universidade Católica – PUC – Toledo, Instituto Agronômico do Paraná – Santa Tereza. A RPCS será realizada no Centro de Convenções de Cascavel no período de 20 a 22 de maio de 2015.

Com público estimado de 800 pessoas, a programação técnica da IV RPCS tem como tema central “DESAFIOS DA CIÊNCIA DO SOLO NO CONTEXTO DAS DIFERENTES AGRICULTURAS DO PARANÁ”.

Para professores e pesquisadores, este evento constitui-se em uma excelente oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre sí e com alunos envolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação. A troca de experiências e de informações científicas entre profissionais experientes e treinados e jovens iniciantes na carreira científica e estudantes, permite a consolidação do conhecimento e dos conceitos, tornando-se fator de aceleração para a consecução de trabalhos de nível cada vez mais alto nos programas de pós-graduação. Para os técnicos e extensionistas da iniciativa privada ou oficial, a oportunidade de discutir problemas regionais e analisar e contribuir com as soluções propostas é uma oportunidade ímpar de treinamento e de motivação profissional, que contribuirá decisivamente com sua atuação a campo. Além disso, objetiva-se também subsidiar com informações técnicas, órgãos de governo que atuam na normatização, controle e fiscalização do uso dos solos, e também na formulação de políticas públicas de estímulo à preservação dos recursos naturais.

Tema: “Desafios da Ciência do Solo no contexto das diferentes agriculturas do Paraná”.

Promoção: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná/NEPAR

Realização: Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE

Share this post


Ação bloqueada