I Simpósio Sobre Segurança Alimentar: O Papel do Engenheiro Agrônomo

I Simpósio Sobre Segurança Alimentar: O Papel do Engenheiro Agrônomo

A segurança alimentar e nutricional demanda ações intersetoriais de garantia ao uso da terra, acesso aos bens da natureza, água para consumo e produção de alimentos, da garantia de serviços públicos adequados de saúde, educação, transporte, entre outros, de ações de prevenção e controle da obesidade, do fortalecimento da agricultura familiar e empresarial, e das boas práticas de produção agrícola. Nesse contexto, o Engenheiro Agrônomo é o principal profissional envolvido, pois, além de desempenhar importante papel na geração de riquezas, produção de fibras, energia e prestação de serviços ambientais, tem formação e função de produzir alimentos seguros.

Há dois dilemas atuais:

  1. Necessidade de constantes incrementos de produção, utilizando insumos modernos (fertilizantes, defensivos agrícolas, bioestimulantes, etc.), máquinas e implementos de excelência, tecnologias computacionais aplicadas à agriculturas e mão-de-obra altamente qualificada para alimentar cerca de 09 (nove) bilhões de pessoas nos anos 2050;
  2. Prover alimentação à população com o mínimo de impacto ambiental, garantindo o desenvolvimento sustentável, e tendo como produto final alimento de alta qualidade e segurança.

Ao longo dos dias 09 e 10 de agosto de 2018 ilustres palestrantes abordarão os assuntos mais relevantes ao Papel do Engenheiro Agrônomo quanto à Segurança Alimentar. Este evento é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).

Data: 09 e 10 de Agosto de 2018
Local: Bourbon Ponta Grossa Convention Hotel (Antigo Slaviero Executive Ponta Grossa)
Rua Jacob Holzmann, 219 – Olarias
https://evento.aeacg.org.br/

Share this post


Ação bloqueada