Fórum sobre qualidade em SPD reúne nomes e muita experiência

Fórum sobre qualidade em SPD reúne nomes e muita experiência

No próximo dia 15 de agosto, um time de peso no que diz respeito ao Sistema Plantio Direto (SPD) estará reunido em Guarapuava, PR, para tratar de qualidade; a qualidade no SPD, mais precisamente. Tema de vital importância para a sustentabilidade da propriedade em diversos aspectos como produtivo, ambiental e econômico, o assunto vem ganhando importância na pauta da agricultura sustentável. Cada vez mais conscientes, produtores se deparam com a percepção de que não adianta simplesmente adotar alguns princípios do PD e deixar de lado o sistema como um todo. Os detalhes mais sutis, digamos, fazem toda a diferença entre o sucesso e o insucesso do modelo implementado.

O Fórum IQP — Fórum para Promoção da Qualidade no Sistema Plantio Direto por meio do Índice de Qualidade Participativo terá palestras e debates entre nomes como Herbert Bartz, pioneiro do SPD na América Latina; Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP; Ademir Calegari, Francisco Skora Neto e Lutécia Canalli, pesquisadores do IAPAR; Ricardo Ralisch, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Londrina; Jeankleber Bortoluzzi, da FEBRAPDP; Cristiano Pott, professor da Unicentro; Marie Bartz, pesquisadora e professora da Universidade Positivo, e Henrique Debiase, pesquisador da Embrapa Soja.

“O evento é importante para resgatar a qualidade no SPD. Na oportunidade, serão pautados os principais problemas no avanço do SPD e debatido junto aos agricultores possíveis soluções que serão trabalhadas na adaptação do IQP para região disponibilizando mais uma ferramenta para auxiliar técnicos e agricultores da região a trabalhar uma agricultura mais conservacionista e sustentável”, destaca Jeankleber Bortoluzzi.

“A importância do fórum é justamente discutir o SPD e suas possíveis melhorias regionalmente. Precisamos definir alguns processos e sistemas e devemos também escutar os produtores sobre as principais demandas que envolvem o SPD de qualidade”, ressalta Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava.

O evento acontece no Sindicato Rural de Guarapuava. Na pauta, estarão um panorama sobre todas as ações sobre o IQP realizadas pela FEBRAPDP; estratégia para manejo da resistência de plantas daninhas, diagnóstico de compactação de solo e ações para reverter o quadro e estratégias para o aumento de matéria orgânica e fertilidade do solo.

Sob a forma de dinâmicas de grupo, haverá ainda discussões sobre os principais desafios e potenciais soluções para o avanço do SPD na região. Durante a oportunidade, será feita também a apresentação dos resultados mais recentes pelos participantes e será formado um comitê regional para tratar do tema.

Após o almoço, os participantes irão para o campo a fim de visitar quatro estações onde poderão conferir in loco os resultados do Projeto Conservação de Solos, da Rede AgroPesquisas do Paraná; um trabalho com plantas de cobertura; outro trabalho sobre perfil, estrutura e biologia do solo, e, por fim, uma apresentação de Ralisch sobre diagnóstico para compactação do solo.

As vagas são limitadas e o valor da inscrição é de R$ 30,00. Para se inscrever, acesse o site do evento https://febrapdp.org.br/forum11 O Sindicato Rural de Guarapuava fica na Rua Afonso Botelho, 58, no Trianon.

O Fórum IQP é promovido e realizado pela Federação Brasileira de Plantio Direto — FEBRAPDP; Parque Tecnológico Itaipu; e Sindicato Rural de Guarapuava, com apoio de: Agrária/FAPA, Centro de Pesquisa Positivo, Itaipu Binacional, Sistema FAEP, Unicentro e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Share this post


Ação bloqueada