Evento conta com uma intensa programação e reuniu cerca de 600 participantes
A abertura oficial do evento da 5ª edição da Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) e do 2º Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA) aconteceu nessa terça-feira (23) no Excellence Centro de Eventos, em Maringá (PR). Marcelo Augusto Batista, presidente da RPCS e SBSA, recebeu autoridades de várias instituições paranaenses como a Cocamar, Instituto Agronômico do Paraná e Embrapa. Comentou também o tema principal do evento “Solos do arenito: usos, desafios e sustentabilidade”, além da intensa programação dos três dias da V RPCS/II SBSA.
Marcaram presença na abertura o vice-prefeito da cidade de Maringá, Edson Scabora, o vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júnior Damasceno, o presidente do Conselho Administrativo da Cocamar, Luiz Lourenço, o presidente do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Arnaldo Colozzi Filho, o presidente do IAPAR, Florindo Dalberto, o chefe-adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Campo Mourão, José Aroldo Galassini, o presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antonio Borghi; os presidentes da Reunião Paranaense de Ciência do Solo e Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos, Marcelo Augusto Batista e Renato Watanabe, entre outras autoridades.
Arnaldo Colozzi, presidente do NEPAR-SBCS, agradeceu a todos os presentes e afirmou que o objetivo do evento é uma forma de esclarecimento e oportunidade na divulgação de resultados e pesquisas científicas. Enfatizou também em seu discurso o ano do solo que foi em 2015 e sobre a 20ª Reunião Brasileira de Manejo de Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), evento nacional que aconteceu em 2016, em Foz do Iguaçu (PR) e que debateu a importância da conservação do solo.
Arnaldo Colozzi durante a abertura oficial da V RPCS/ II SBSA (Foto: Fernando Tanaka)
Colozzi lembra que a recuperação do solo e da água na pecuária brasileira ainda é um grande desafio na conservação do solo e ressalta que é preciso ter um olhar mais cuidadoso sobre a forma de uso do solo levando em consideração suas particularidades, limitações e cuidados.
Tema do evento, os solos arenosos apresentam alta suscetibilidade de erosão por sua baixa porcentagem de argila. O presidente do NEPAR-SBCS comenta que é preciso respeitar cada tipo de solo para assim continuar a contribuição de instituições de pesquisa, além da colaboração com o setor privado para a busca de novas produções de meios sustentáveis. “Juntamos forças e não medimos esforços”.
Aconteceu também o lançamento comercial do Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná, escrito por mais de 70 autores. As autoridades presentes receberam em primeira mão um exemplar da obra que foi produzida ao longo de sete anos. O livro está disponível para os interessados durante os três dias do evento e custa R$ 80,00 para sócios adimplentes da SBCS e R$ 100,00 para não sócios.
A V RPCS/II SBSA teve 544 inscritos entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores, técnicos, profissionais da área e produtores, e segue até o dia 25 de maio. O evento é uma iniciativa é uma promoção do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS), em parceria, com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), assim como do Centro de Ciências Agrárias da universidade (CCA) e do Departamento de Agronomia da universidade.
Alanis Hitomi I. Brito
Estagiária de Jornalismo