Com edição realizada pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) é lançado hoje o guia que trata da apresentação de protocolos de análises de Biologia do Solo. Partindo do princípio de garantir a saúde ocupacional dos profissionais e alunos, durante o desenvolvimento das pesquisas, o guia apresenta uma proposta de trabalho que garanta um ambiente saudável, sem a utilização de reagentes químicos carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos (CMT).
A nova publicação do NEPAR-SBCS intitulada “Guia Prático de Biologia do Solo” foi escrita pelos autores Jair Alves Dionísio, Ida Chapaval Pimentel, Diana Signor, Alessandra Monteiro de Paula, Arlei Maceda e Ana Luiza Mattana em parceria com a Universidade Federal do Paraná.
O guia traz novos protocolos de análises que tiveram que ser substituídos por outros que não apresentam produtos químicos do grupo CMT. Entre os exemplos de substituição destaca-se a determinação da Biomassa Microbiana do Solo, que deixou de ser avaliada com a utilização de clorofórmio e dicromato de potássio – ambos produtos químicos cancerígenos – e passou, a ser determinada com a utilização de glicose. Também merece destaque o protocolo da determinação da população de minhocas do solo, no qual o reagente Fomol (C) foi substituído por extrato de cebola. Dessa forma, o Guia pretende contribuir para o desenvolvimento da ciência no País, além de promover o desenvolvimento tendo como base a saúde ocupacional do profissional ou estudante acima de tudo.
Título: Guia Prático de Biologia do Solo
Autores: Jair Alves Dionísio, Ida Chapaval Pimentel, Diana Signor, Alessandra Monteiro de Paula, Arlei Maceda e Ana Luiza Mattana
Editora: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo | Núcleo Estadual Paraná
Instituição parceira: Universidade Federal do Paraná | Setor de Ciências Agrárias | Departamento de Solos e Engenharia Agrícola
Número de páginas: 152 páginas
Formato: 17 cm x 24 cm
ISBN: 978-85-69146-00-1
Versão: e-book
Valor: Gratuito para download aqui no site na aba publicações