O Núcleo Paraná – NEPAR da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo-SBCS nasceu da aspiração antiga de um grupo de pesquisadores, professores e técnicos ligados à área de solos e com atuação no Paraná, que sentiam a necessidade de haver no Estado um espaço de discussão e troca de informações sobre as questões ligadas ao manejo e conservação do solo. Durante algum tempo este espaço foi tentativamente buscado junto ao Núcleo Regional Sul da SBCS, que abrangia os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e havia sido criado em 1995.
Entretanto, devido ás diferenças regionais e aproveitando as potencialidades e o número de professores, pesquisadores e estudantes da ciência do solo no Paraná, decidiu-se pela criação do NEPAR. A aprovação para a criação do Núcleo Estadual Paraná (NEPAR) da SBCS se deu na Assembleia Final do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado em Ribeirão Preto, SP, em julho de 2003. À época, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo era Presidida por Mariângela Hungria, pesquisadora da Embrapa/Soja, Londrina.
Passados três anos, nenhuma ação concreta ocorreu para a implantação do NEPAR.No entanto, a partir de junho de 2006, por iniciativa do Prof. João Alfredo Braida, à época pertencente aos quadros da UTFPR/Campus Pato Branco, foi criado um grupo de discussão via Internet, convidando, inicialmente, 85 pessoas para aderirem ao NEPAR e para traçarem algumas linhas de trabalho que poderiam ser realizadas.
Uma das ações definidas foi a de solicitar um espaço junto a Comissão Organizadora do XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado em Gramado, RS, em agosto de 2007, solicitando auxílio ao Presidente do Congresso, Prof. Flávio Anastácio Oliveira Camargo, que nesse evento viria a ser eleito Presidente da SBCS, e ao Prof. Ricardo Simão Diniz Dalmolin, que presidia o NRS, para que estes auxiliassem o futuro NEPAR, com a experiência acumulada, na estruturação do Núcleo. Esta reunião ocorreu no dia 07 de agosto de 2007, no Hotel Serrano, em Gramado, RS, conforme registrado em ata.
Nesta reunião, que pode ser considerada um marco na história inicial do NEPAR, embora ainda existisse alguma expectativa de incorporação do grupo do Paraná no NRS, isso não aconteceu, e definitivamente definiu-se pela criação do NEPAR. Uma nova reunião foi agendada para o dia 22 de novembro de 2007, na cidade de Guarapuava, PR, conforme registrado em ata. Essa reunião marcou o início dos trabalhos oficiais do NEPAR, sendo que na ocasião decidiu-se pela constituição de uma diretoria provisória, que contava com os seguintes membros: Diretor – João Alfredo Braida (UTFPR/Campus Pato Branco); Secretário – Antonio Costa (IAPAR/Londrina); Tesoureiro – Luís César Cassol (UTFPR/Campus Pato Branco).
Esta diretoria provisória teve a missão de começar a estruturação do NEPAR e organizar a I Reunião Paranaense de Ciência do Solo (I RPCS), a qual foi realizada em Pato Branco, PR, nos dias 07 e 08 de maio de 2009. O tema da reunião, organizada pela UTFPR, foi “Histórico e Desafios da Ciência do Solo no Paraná”, e contou com a presença de 200 pessoas e a apresentação de 99 trabalhos científicos, nas diversas áreas da ciência do solo. Na Assembleia Final da I RPCS definiu-se que Curitiba seria sede da II RPCS e que esta seria realizada a cada dois anos. Também foi escolhida a primeira diretoria do NEPAR, assim constituída: Diretor – Gonçalo Signorelli de Farias (IAPAR/Londrina); Vice-Diretor – Oromar João Bertol (EMATER/Curitiba); Secretário – Marcelo Marques Lopes Muller (UNICENTRO/Campus Guarapuava); Tesoureiro – Volnei Pauletti (UFPR/Curitiba). Essa diretoria teve por missão estruturar administrativa e financeiramente o NEPAR, o que conseguiu com sucesso durante sua gestão, e organizar a II Reunião Paranaense de Ciência do Solo.
A II Reunião Paranaense de Ciência do Solo (II RPCS) foi realizada em Curitiba, PR, no período de 04 a 08 de maio de 2011, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A organização coube ao Departamento de Solos e Engenharia Agrícola e ao Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFPR, conjuntamente com a Sociedade brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual do Paraná. O evento contou com 427 congressistas. Foram proferidas 14 palestras, 24 trabalhos foram selecionados para apresentação oral e outros 262 foram dispostos em pôsteres. Os trabalhos apresentados foram registrados na publicação “Resumos da II Reunião Paranaense de Ciência do Solo”, documento de 309 páginas, disponível no site do NEPAR (www.sbcs-nepar.org.br) para download gratuito. Realizou-se 08 minicursos e excursões. Aprovou-se no evento a Carta de Curitiba, disponível na aba documentos do mesmo site, que enfatizou ser o solo um corpo natural onde atua um complexo sistema físico-químico-biológico que interage com os demais componentes do ambiente terrestre e que deve ser compromisso da humanidade proteger o Solo contra erosão, contaminação, desertificação, compactação e fluxos de massa, para em conjunto com a água, o ar e a biodiversidade e, com visão holística, utilizar esses recursos naturais de forma sustentável em seu próprio benefício. E conclui propondo ações para a concretização desse compromisso. Ainda durante a II RPCS foi eleito o LATOSSOLO como solo símbolo do Paraná. Na II RPCS foi eleita a nova diretoria do NEPAR, para o biênio 2011-2013, que ficou assim constituída: Diretor – Oromar João Bertol (EMATER/Curitiba); Vice-Diretor – Arnaldo Colozzi Filho (IAPAR/Londrina); Secretário – Marcelo Marques Lopes Muller (UNICENTRO/Câmpus Guarapuava); Tesoureiro – Volnei Pauletti (UFPR/Curitiba).
A III Reunião Paranaense de Ciência do Solo (III RPCS) teve por objetivo discutir resultados de pesquisa e divulgar novas tecnologias relacionadas ao uso, manejo e conservação dos solos no Paraná. O evento abordou de maneira ampla o tema “Sistemas Conservacionistas de Produção e suas Interações com a Ciência do Solo”.
A reunião aconteceu em Londrina, PR, entre 07 e 09 de maio de 2013 e foi organizada pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – SEAB e do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, e contou com a promoção da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual do Paraná. A programação científica foi constituída por duas conferências, uma sessão plenária composta por três palestras e uma sessão de pôsteres científicos no primeiro dia; nove painéis temáticos com até três contribuições em cada um deles e outra sessão de pôsteres no segundo dia. Os minicursos, visitas técnicas e reuniões específicas foram realizadas no terceiro e último dia.
Participaram da III RPCS 682 congressistas, de 115 instituições do Paraná e de mais cinco Estados da Federação. O número de trabalhos apresentados foi de 324 , registrados na publicação “Resumos da III Reunião Paranaense de Ciência do Solo”, documento de 570 páginas, disponível no site do NEPAR. Durante o evento foram realizados quatro minicursos com participação de 143 congressistas e duas visitas técnicas, da qual participaram 68 congressistas.
Em Assembléia Geral Ordinária realizada durante a III RPCS foi eleita a Diretoria do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo para o biênio 2013-2015 que ficou assim constituída: Diretor – Arnaldo Colozzi Filho (IAPAR-Londrina), Vice-Diretor – Nelson Harger (Emater-Apucarana), Secretário – Luis César Cassol (UTFPR-Pato Branco), Tesoureiro – Marco Antônio Nogueira (EMBRAPA Soja-Londrina).
Reunião de planejamento do Núcleo Estadual Paraná da SBCS, realizada nos dias 30 e 31 de julho e 1 de agosto, no IAPAR em Londrina. Na foto, da esquerda para a direita: Marcelo Ricardo de Lima, Adônis Moreira, Marcelo Muller, Antônio Carlos Motta, Nilvania Mello, Antonio Costa, Arnaldo Colozzi Filho, Graziela Barbosa, Marcelo Augusto Batista, Josiane Burkner, Luis Cesar Cassol, Aline M. Genú, Nelson Harger, João Luiz Carvalho.
Durante o biênio 2013-2015, a diretoria desenvolveu intenso trabalho de consolidação do NEPAR, focado principalmente no planejamento e na ampliação do grupo. Para tanto foi realizada em Londrina, em julho de 2014, uma reunião para a definição de objetivos e metas do núcleo. Também foram convidados diversos professores e pesquisadores do estado para integrar as divisões do NEPAR, seguindo o mesmo desenho institucional da SBCS. A equipe atual encontra-se nominada no site. Foi implantado o Conselho Editorial, que criou a política editorial do NEPAR e coordenou as publicações do Manual de Biologia do Solo, do Manual de Corretivos e Fertilizantes e dos Anais da IV RPCS. Também foram realizadas várias ações de divulgação na imprensa através da publicação de textos em jornais regionais alusivos a datas comemorativas de temas técnicos (Dia Nacional da Conservação do Solo, Dia Internacional do Solo) ou que tenham afinidade com a missão do NEPAR (Dia do Agrônomo). Em maio de 2015, o NEPAR participou, a convite da SBCS, do Seminário sobre Governança do Solo, promovido e organizado pelo Tribunal de Contas da União, realizando um painel de discussão sobre “Legislação Específica Sobre Uso e Conservação do Solo”. Este painel visou contribuir com a discussão de temas importantes para a instalação do processo de governança, tais como a efetividade da lei como instrumento de preservação de um recurso natural, a necessidade da geração do costume e a articulação entre os diversos segmentos sociais em torno de um bem comum. Além disto, apresentou também a experiência do estado no desdobramento da legislação específica em programas e políticas públicas que no seu conjunto realizaram a ligação dos diversos elementos da paisagem para assim obterse para além da conservação do solo a qualidade ambiental.
Também neste período foi implantado o atual site do NEPAR www.sbcsnepar.org.br . decisão tomada na reunião de planejamento, que apontou para a necessidade de divulgação do NEPAR. Paralelamente também foi lançado a FanPage do NEPAR no FaceBook www.facebook.com/sbcspr . No âmbito administrativo, o NEPAR se consolidou com a regularização de sua situação contábil, registrando CNPJ próprio, o que permitiu abertura de conta bancária para gestão dos recursos próprios e dos captados pela comissão organizadora da IV RPCS.
Da esquerda para a direita, Chris R. Huller, Caroline T. Marçal, Nilvania A. Mello e Oromar Bertol, palestrantes no painel sobre legislação em solos organizado pelo NEPAR na Seminário Governança do Solo realizado pelo TCU em Brasilia, em maio de 2015.
A IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo-RPCS será realizada no Centro de Convenções e Cascavel no período de 20 a 22 de maio de 2015. Está sendo organizada pela UNIOESTE – Cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola e Geografia, com o apoio da Universidade Federal do Paraná – UFPR – Palotina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Medianeira e Campo Mourão, Pontifícia Universidade Católica – PUC – Toledo, Instituto Agronômico do Paraná – Santa Tereza. Todas as informações relativas ao evento se encontram no site www.rpcs2015.com.br . A Comissão organizadora relata a inscrição de mais de 400 trabalhos técnicos para apresentação na forma de pôster, e em torno de 600 pré-inscritos. A expectativa é de que aproximadamente 800 pessoas participem do evento. A IV RPCS tem por tema central “DESAFIOS DA CIÊNCIA DO SOLO NO CONTEXTO DAS DIFERENTES AGRICULTURAS DO PARANÁ”.
*Este texto foi escrito conjuntamente por Antonio Costa – IAPAR, Luis Cesar Cassol – UTFPR/Pato Branco, João Alfredo Braida – UFS/Laranjeiras do Sul e Arnaldo Colozzi Filho – IAPAR.