Núcleo Paranaense de Ciência do Solo busca uma comunicação mais próxima e eficaz com associados e a comunidade
O NEPAR elegeu recentemente a nova diretoria e coordenação das comissões técnicas especializadas para o período de 2017 – 2019. “Nosso propósito é dar continuidade às ações que o NEPAR-SBCS já vem desenvolvendo e implementar outras”, explica o Diretor eleito, Oromar João Bertol, da EMATER de Curitiba.
Dentre as melhorias e metas previstas, o Diretor destaca o estabelecimento de uma comunicação mais próxima e efetiva do NEPAR-SBCS com seus sócios e demais públicos. “Temos o propósito de mantê-los atualizados em relação às ações a serem desenvolvidas e estimulá-los a participar ativamente. Também buscaremos discutir temas da ciência do solo que tenham relação com a sociedade e com os agentes públicos e privados tomadores de decisão”, afirma.
Transferir informação e tecnologia de forma clara, agindo como ponte entre a pesquisa e o campo, são resultados que se buscam com essa comunicação mais eficaz. Neste sentido, o Núcleo Paranaense está comprometido em elaborar o Manual Técnico de Conservação do Solo para o Estado do Paraná.
“É necessário lembrar que solo e água são recursos finitos. Existem tecnologias para o enfrentamento de grande parte do problema. No entanto, nem sempre tais conhecimentos encontram-se disponíveis para os profissionais que orientam os agricultores, num formato e numa linguagem acessíveis. Por isso, vamos produzir um manual técnico destinado à profissionais de nível superior e médio que atuam no meio rural.”, explica.
Além disso, O NEPAR-SBCS também busca promover e participar de reuniões, simpósios, cursos, seminários e outros eventos técnico-científicos, envolvendo pesquisadores, professores, profissionais e técnicos bem como agentes de extensão rural e assistência técnica e estudantes para discussão de temas relacionados à área de Ciência do Solo.
Dentre os eventos previstos, destacam-se: o IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solo – que ocorrerá de 15 a 18 de maio de 2018, em Dois Vizinhos (PR) -, a VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo, realizada em maio de 2019, em Ponta Grossa (PR) e a participação no XXI Congresso Mundial de Ciência do Solo.
São muitas as metas e desafios para a gestão que se inicia, mas ser atuante e ter impacto positivo na agricultura do Paraná são alvos certos. “Um dos maiores desafios hoje, é ter a capacidade de ajudar a sociedade, principalmente as instituições públicas e privadas diretamente ligadas à agricultura, a estabelecer estratégias para uma agricultura sustentável, numa agilidade que se consiga evitar os prejuízos ao patrimônio do Estado (solo e água)”, conclui Oromar João Bertol.
Veja como fica a nova Diretoria:
Diretor
Dr. Oromar João Bertol – EMATER – Curitiba
Vice
Prof. Dr. Jeferson Dieckow – UFPR – Curitiba
Secretário
Prof. Dr. Paulo César Conceição – UTFPR – Dois Vizinhos
Tesoureiro
Dr. Tiago Santos Telles – IAPAR – Londrina