O manejo adequado do solo é uma das premissas sob as quais a Cocamar direciona o trabalho de sua área técnica. A compactação, um dos principais desafios a superar, é observada em parte das propriedades dos produtores cooperados, o que inibe o aumento da produtividade das lavouras.
O tema, tão importante para o agronegócio regional, foi um dos destaques do Safratec 2017 que a Cocamar encerra hoje em Floresta, município da região de Maringá, na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa.
EXPERIMENTOS
Há anos, em parceria com a Embrapa e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Cocamar desenvolve experimentos no local com a proposta de apresentar as melhores formas de manejo. Com doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, o coordenador da UDT, engenheiro agrônomo Edner Betioli Júnior, explica que o objetivo é oferecer informações para que os produtores aprimorem o seu trabalho, preservando esse recurso natural. Os experimentos são conduzidos em um protocolo com o acompanhamento de vários especialistas que, na mostra, estarão fazendo palestras e prestando orientações aos produtores participantes.
SUSTENTABILIDADE
Betioli explica que “o ensaio de manejo de solo da UDT, que já possui quatro anos de condução e aborda os temas compactação, escarificação e diversificação de culturas, demonstra em números a importância de se investir em manejo de solo”. E acrescenta: “Todo produtor busca o aumento da produtividade da sua lavoura. E os ensaios nos confirmam que altas produtividades, assim como a sustentabilidade do negócio agrícola, só podem ser obtidos em solos bem manejados”.
ATRAÇÕES
Em sua 25ª edição, o Safratec – Encontro de Soluções para o Agronegócio -, estará aberta em ambos os dias à visitação dos produtores e do público em geral das 8h30 às 17h. Demonstrações do desempenho de cultivares de soja e milho, apresentação de produtos e tecnologias diversas por mais de 50 empresas parceiras da cooperativa, exposição de uma completa linha de máquinas e implementos agrícolas, bem como de insumos como pneus, lubrificantes e equipamentos para o setor, sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e cultura de café, entre vários outros itens, completam a grade do evento, que deve receber mais de 4 mil visitantes. No dia 18, a programação será reservada exclusivamente aos profissionais técnicos da cooperativa.
A Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da Cocamar, considerada uma das mais importantes vitrines tecnológicas do agronegócio regional, está localizada em uma área de 48 hectares às margens da PR-317, entre Maringá e Floresta.
SERVIÇO
Os cooperados da Cocamar, de outros municípios, interessados em visitar o Safratec, podem obter mais informações junto ao gerente de sua unidade.