Quem pretende se inscrever tem prazo até 20 de outubro pelo site www.rbmcsa2016.com.br
Restam apenas seis dias para quem se inscreveu e ainda não pagou e para quem pretende se inscrever na 20ª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, que vai acontecer de 20 a 24 de novembro no Centro de Eventos do Golden Park , em Foz do Iguaçu. O último prazo é 20 de outubro pelo site www.rbmcsa2016.com.br. Após essa data, novas inscrições só serão aceitas no dia e local do evento, dependendo de disponibilidade de vagas. Inscrições que já foram realizadas, mas ainda não pagas serão canceladas após o dia 20.
Também se encerram nesta data, as inscrições para minicursos e visitas técnicas. Aqueles que já se inscreveram nessas atividades devem pagar a taxa até o dia 20. Caso não paguem até esta data, só poderão fazê-lo no local do evento, caso haja vagas.
Se você teve seu trabalho aceito e ainda não pagou a inscrição, dia 20 de outubro é o ultimo prazo para fazê-lo. Trabalhos aceitos não serão publicados nos anais do evento e não poderão ser apresentados se não estiverem vinculados a uma inscrição paga.
O evento já superou as expectativas dos organizadores com mais de 600 participantes e quase 500 trabalhos inscritos. Portanto, quem ainda não se inscreveu, não perca o prazo.
Consolidada como um dos eventos mais importantes da área, a 20ª RBMCSA esta sendo organizada pelo Instituto Agronômico do Paraná-IAPAR em parceria com o Núcleo Paranaense da Ciência do Solo (NEPAR) com apoio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). Com o tema “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e água”, o objetivo é suscitar discussões acerca desses grandes problemas e promover sistemas sustentáveis de uso dos recursos solo e água para todos os biomas brasileiros, além de contribuir com soluções sobre o aumento da produção agropecuária aliado à conservação das terras agrícolas.
Entre os palestrantes internacionais convidados teremos o professor Rattan Lal, que vai apresentar a palestra “A pressão econômica sobre o uso e ocupação do solo: consequências ambientais e sociais”, entre vários outros pesquisadores de alto nível.
Durante a XX RBMCSA também será possível debater estratégias para diminuir a erosão dos solos, experiências com novas tecnologias e práticas de recuperação de áreas degradadas e formas de reduzir esse problema. A programação do evento mescla a apresentação de novos conhecimentos científicos com temas de cunho educacional, de difusão de tecnologia e até mesmo aspectos legais que envolvem a conservação do solo.
Para o presidente da 20ª RBMCSA Arnaldo Colozzi, que é pesquisador do IAPAR e também presidente do Nepar, não há dúvida de que será um evento de grande impacto científico e de inovação, que oferecerá oportunidade de atualização para profissionais, estudantes e agricultores brasileiros e também de outros países da América Latina sobre pontos relevantes relacionados ao manejo e conservação do solo e da água. “Mas para isso é importante ficar de olho no prazo para as inscrições, que se encerram dia 20 de outubro”, alerta ele.