RBMCSA vai apresentar tecnologias inovadoras de conservação do solo e da água

Palestra de professor da UFLA abordará monitoramento e recuperação de áreas impactadas por desastre natural

A erosão hídrica e enchentes são os principais desastres ambientais relacionados à conservação do solo e da água. Atualmente, a degradação do solo e dos recursos naturais encontra-se em estágio tão avançado em algumas áreas que se nenhuma medida for adotada em caráter urgente, corre-se o risco de a recuperação dessas áreas ser muito difícil ou extremamente dispendiosa.

Com base neste cenário, a palestra “Contribuição da conservação do solo e da água no monitoramento e na recuperação de áreas impactadas por desastre natural”, que será proferida pelo professor Marx Leandro Naves Silva, do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), durante a XX RBMCSA, vai abordar as formas de erosão hídrica, metodologias e tecnologias de conservação do solo e da água.

Segundo o professor, serão apresentadas metodologias inovadoras utilizadas no monitoramento destes desastres e tecnologias que podem ser usadas para o seu controle e recuperação na conservação do solo e da água. “Desastres ambientais do tipo erosão hídrica e enchentes são possíveis o controle e a recuperação utilizando tecnologias de conservação do solo e da água”, afirma o professor da UFLA.

A erosão hídrica é a mais comum nas áreas agricultáveis, pois a ação da água das chuvas em contato com um solo desprotegido, ou seja, sem cobertura vegetal, causará danos chegando ao estágio irreversível. Para Marx Leandro Silva, medidas preventivas são possíveis através de metodologias de monitoramento e simulação de cenários utilizando a modelagem da erosão hídrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *