Notícias

O Diretor do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca e o Ex-Diretor desta instituição – Dr. Oromar João Bertol visitaram, na manhã do dia 30 de julho de 2019, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), localizada na Rua Marechal Deodoro, 450 – 14º andar, Curitiba (PR). Na ocasião, o Diretor e Ex-Diretor do NEPAR-SBCS foram muito bem recebidos pela Diretoria do Sistema FAEP/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Paraná (SENAR-PR), representada pelo seu Presidente, Sr. Ágide Meneguette, pelo Assessor da diretoria Sr. Ronei Volpi, e pelo Técnico do Departamento Econômico e Secretário Executivo do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná – PROSOLO, Eng. Agr. Werner Hermann Meyer Junior.

A audiência na FAEP, agendada pelo Ex-Diretor do NEPAR-SBCS, foi estratégica para apresentação da nova diretoria (do NEPAR-SBCS) e reafirmação do papel desta instituição como agente integrador das ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão da Ciência do Solo no Estado do Paraná. O Dr. Oromar enalteceu a parceria que sempre houve entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o NEPAR-SBCS, principalmente na condução do PROSOLO e da Rede de Agropesquisa, e expressou votos de continuidade desta parceria no nível elevado que sempre se deu. O Diretor atual do NEPAR-SBCS, Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca, salientou que as gestões anteriores desempenharam excelente trabalho, sobretudo, quanto ao lançamento de 02 (dois) livros textos (Manual de Calagem e Adubação para o Estado do Paraná, e Manual de Manejo e Conservação da Água e do Solo para o Estado do Paraná), apoiados financeiramente pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. O Dr. Adriel também expressou seus sinceros agradecimentos, em nome do NEPAR-SBCS e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pelo apoio financeiro que a FAEP disponibilizou, por meio do SENAR-PR, à VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo, realizada de 28 a 31 de maio de 2019, em Ponta Grossa (PR).

A diretoria da FAEP salientou a importância da Rede Agropesquisa no tocante as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas diferentes regiões do Paraná para a resolução do principal problema da agropecuária paranaense, na atualidade: conservação do solo. O NEPAR-SBCS, nesse contexto, tem papel fundamental no tocante à mediação de conflitos e articulação das instituições de ensino superior (IES), pesquisa e extensão do Estado do Paraná para que a Rede de Agropesquisa alcance os objetivos propostos.

O Diretor do Núcleo Estadual da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca participou, nos dias 20 e 21 de julho de 2019, da 9º Reunião do Conselho Diretor da SBCS, no Comfort Hotel Cuiabá, localizado na Av. Dr. Hélio Ribeiro, 896 - Eldorado, Cuiabá (MT). Na ocasião, o Prof. Adriel apresentou as atividades realizadas pela Diretoria anterior (Gestão 2017-2019) e o plano de objetivos e metas da Diretoria atual do NEPAR (Gestão 2019-2021).
Os assuntos abordados na referida reunião foram devidamente reportados pela jornalista da SBCS – Sra. Lea Medeiros, e encontra-se disponível no site desta instituição (www.sbcs.org.br), bem como no seu respectivo Facebook (https://www.facebook.com/sbcs.solos). Mais informações sobre os resultados dessa reunião também serão apresentadas/discutidas na Assembleia da SBCS por ocasião da realização do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, no dia 23 de julho de 2019.

Professores da rede pública estadual do Paraná (NRES Curitiba, Metropolitana Sul e Metropolitana Norte) poderão se inscrever no curso "Solos para Professores do Ensino Fundamental e Médio", que será nos dias 21 e 22/08/2019. O curso será ministrado por docentes do Programa Solo na Escola/UFPR. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas com o técnico pedagógico de educação ambiental do seu NRE.

Diretor e Ex-Diretor do NEPAR têm audiência com o Secretário da SEAB

O Diretor do Núcleo Estadual da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca e o Ex-Diretor desta instituição – Dr. Oromar João Bertol visitaram, na tarde do dia 10 de julho de 2019, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), localizada na Rua dos Funcionários, 1559, Curitiba (PR). Na ocasião, o Diretor e Ex-Diretor do NEPAR foram muito bem recebidos pela equipe da SEAB, bem como pelo Secretário de Estado – Sr. Norberto Anacleto Ortigara.

A audiência com o Secretário de Estado, devidamente agendada pelo Ex-Diretor do NEPAR, foi estratégica para apresentar a nova diretoria do NEPAR, proporcionar maior aproximação das instituições e proceder a entrega, em mãos, de 01 (um) exemplar do Manual de Manejo e Conservação da Água e do Solo para o Estado do Paraná, recém-lançado na VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo (www.rpcs2019.com.br). O Diretor atual do NEPAR – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca salientou que a gestão anterior fez excelente trabalho, sobretudo, quanto ao lançamento de 02 (dois) livros textos (Manual de Calagem e Adubação para o Estado do Paraná, e Manual de Manejo e Conservação da Água e do Solo para o Estado do Paraná) e aproximação com os setores produtivo e governamental. A gestão atual visa consolidar essas parcerias e fortalecer ainda mais o papel do NEPAR-SBCS no tocante à pesquisa, inovação e desenvolvimento da Ciência do Solo no Estado.

Recentemente, a diretoria do NEPAR-SBCS aprovou a contratação de uma empresa para proceder a reestruturação e manutenção da sua homepage, e ainda, facilitar aproximação desta instituição com público mais jovem, por meio do Youtube, Facebook e Instagram. No próximo mês, a nova homepage estará disponível, bem como a venda online de livros publicados pelo NEPAR-SBCS, de forma totalmente inovadora e segura.

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) promovem a “VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo: O Desafio da Produção Agropecuária com Baixo Impacto Ambiental”, nos dias 28 a 31 de maio de 2019.

Leia mais...

Convocação para Assembléia Geral Ordinária

Leia mais...

O Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de Abril) propõe uma reflexão sobre a importância do correto uso, manejo e conservação deste vital recurso do planeta.

Leia mais...

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) estão organizando a “VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo: O Desafio da Produção Agropecuária com Baixo Impacto Ambiental”, nos dias 28 a 31 de maio de 2019.

Leia mais...

O Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) está promovendo a VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo, cuja temática é: “O Desafio da Produção Agropecuária com Baixo Impacto Ambiental”. O evento está limitado à 450 participantes e as inscrições de trabalhos irão até o dia 31 de março de 2019.

Leia mais...

Manual Técnico de Manejo e Conservação do Solo para o Estado do PR oferece informação atualizada e de fácil aplicação para manejo adequado do solo

No dia 5 de dezembro, comemora-se o Dia Mundial do Solo. A data foi instituída pela União Internacional de Ciência do Solo (International Union of Soil Sciences IUSS), sendo celebrada desde 2002 e oficializada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2013, através da Resolução nº 68/232.

Leia mais...

Criação de sites e lojas virtuais