(42) 3220-3738 //  contato@sbcs-nepar.org.br

Eventos agendados

  12/08/2019 a 12/08/2019

No próximo dia 15 de agosto, um time de peso no que diz respeito ao Sistema Plantio Direto (SPD) estará reunido em Guarapuava, PR, para tratar de qualidade; a qualidade no SPD, mais precisamente. Tema de vital importância para a sustentabilidade da propriedade em diversos aspectos como produtivo, ambiental e econômico, o assunto vem ganhando importância na pauta da agricultura sustentável. Cada vez mais conscientes, produtores se deparam com a percepção de que não adianta simplesmente adotar alguns princípios do PD e deixar de lado o sistema como um todo. Os detalhes mais sutis, digamos, fazem toda a diferença entre o sucesso e o insucesso do modelo implementado.

O Fórum IQP — Fórum para Promoção da Qualidade no Sistema Plantio Direto por meio do Índice de Qualidade Participativo terá palestras e debates entre nomes como Herbert Bartz, pioneiro do SPD na América Latina; Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP; Ademir Calegari, Francisco Skora Neto e Lutécia Canalli, pesquisadores do IAPAR; Ricardo Ralisch, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Londrina; Jeankleber Bortoluzzi, da FEBRAPDP; Cristiano Pott, professor da Unicentro; Marie Bartz, pesquisadora e professora da Universidade Positivo, e Henrique Debiase, pesquisador da Embrapa Soja.

“O evento é importante para resgatar a qualidade no SPD. Na oportunidade, serão pautados os principais problemas no avanço do SPD e debatido junto aos agricultores possíveis soluções que serão trabalhadas na adaptação do IQP para região disponibilizando mais uma ferramenta para auxiliar técnicos e agricultores da região a trabalhar uma agricultura mais conservacionista e sustentável”, destaca Jeankleber Bortoluzzi.

"A importância do fórum é justamente discutir o SPD e suas possíveis melhorias regionalmente. Precisamos definir alguns processos e sistemas e devemos também escutar os produtores sobre as principais demandas que envolvem o SPD de qualidade", ressalta Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava.

O evento acontece no Sindicato Rural de Guarapuava. Na pauta, estarão um panorama sobre todas as ações sobre o IQP realizadas pela FEBRAPDP; estratégia para manejo da resistência de plantas daninhas, diagnóstico de compactação de solo e ações para reverter o quadro e estratégias para o aumento de matéria orgânica e fertilidade do solo.

Sob a forma de dinâmicas de grupo, haverá ainda discussões sobre os principais desafios e potenciais soluções para o avanço do SPD na região. Durante a oportunidade, será feita também a apresentação dos resultados mais recentes pelos participantes e será formado um comitê regional para tratar do tema.

Após o almoço, os participantes irão para o campo a fim de visitar quatro estações onde poderão conferir in loco os resultados do Projeto Conservação de Solos, da Rede AgroPesquisas do Paraná; um trabalho com plantas de cobertura; outro trabalho sobre perfil, estrutura e biologia do solo, e, por fim, uma apresentação de Ralisch sobre diagnóstico para compactação do solo.

As vagas são limitadas e o valor da inscrição é de R$ 30,00. Para se inscrever, acesse o site do evento https://febrapdp.org.br/forum11 O Sindicato Rural de Guarapuava fica na Rua Afonso Botelho, 58, no Trianon.

O Fórum IQP é promovido e realizado pela Federação Brasileira de Plantio Direto — FEBRAPDP; Parque Tecnológico Itaipu; e Sindicato Rural de Guarapuava, com apoio de: Agrária/FAPA, Centro de Pesquisa Positivo, Itaipu Binacional, Sistema FAEP, Unicentro e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

  05/05/2019 a 08/05/2019

O Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA) está na sua 3ª edição.

divulgacao SBSA 2019

O primeiro, I SBSA foi realizado de 1 a 3 de outubro de 2014, pela Unoeste com apoio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, foi realizado no Campus da UNOESTE, em Presidente Prudente,SP e contou com cerca de 400 participantes entre estudantes, técnicos e produtores.

Já o II SBSA foi realizado de 23 a 25 de maio de 2017, concomitantemente a V reunião Paranaense de Ciência do Solo, pela Universidade Estadual do Maringá, PR e Cocamar, com apoio do Núcleo Paranaense de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS). O tema central dessa edição foi os Solos do arenito: usos, desafios e sustentabilidade. Participaram cerca de 500 pessoas.

Em sua 3a edição, o SBSA será no período de 07 a 10/05/2019, no centro de convenções da UEMS em Campo Grande,MS, tendo como responsáveis pela organização a Embrapa e a UEMS, apoio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, terá como tema: Intensificação Agropecuária Sustentável em Solos Arenosos.

Diante do exposto, o objetivo do evento é discutir os principais problemas e oferta de tecnologias relacionadas aos solos arenosos do Brasil, com destaque aos solos arenosos da região Centro-Oeste.

O evento discutirá os principais problemas relacionados aos solos arenosos do Brasil, com destaque aos solos arenosos da região Centro-Oeste.Serão discutidos e divulgados também os resultados de pesquisa e divulgação de novas tecnologias.

O Simpósio terá uma programação científica composta por palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. Com expectativa de mais de 700 congressistas, o evento tem como objetivo proporcionar aos profissionais de instituição públicas e privadas de ensino, pesquisa ou extensão, de cooperativas, produtores e estudantes a possibilidade de discussão de problemas, de resultados recentes de pesquisa e de novas tecnologias relacionadas ao uso, manejo e conservação dos solos arenosos.

Submissões de resumos até 25/03/2019

Maiores informações em http://sbsa2019.com.br/

  25/05/2019 a 28/05/2019

O Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) está promovendo a VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo, cuja temática é: “O Desafio da Produção Agropecuária com Baixo Impacto Ambiental”.

Leia mais...

A segurança alimentar e nutricional demanda ações intersetoriais de garantia ao uso da terra, acesso aos bens da natureza, água para consumo e produção de alimentos, da garantia de serviços públicos adequados de saúde, educação, transporte, entre outros, de ações de prevenção e controle da obesidade, do fortalecimento da agricultura familiar e empresarial, e das boas práticas de produção agrícola. Nesse contexto, o Engenheiro Agrônomo é o principal profissional envolvido, pois, além de desempenhar importante papel na geração de riquezas, produção de fibras, energia e prestação de serviços ambientais, tem formação e função de produzir alimentos seguros.

Leia mais...

O evento será realizado entre 1 a 4 de Maio na cidade de Goiânia-GO. A Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo é um evento itinerante e tem como objetivo central discutir regionalmente os avanços e entraves para a ciência do solo na região.

A realização deste evento integrado torna-se importante para que os participantes possam se atualizar sobre as mais recentes informações e conceitos relativos à fertilidade do solo e nutrição de plantas cultivadas na região com foco no uso eficiente de nutrientes e adubações.

Mais informações: https://www.goeventos.com.br/snpc2018/home.html

A IX edição do evento acontece de 15 a 18 de maio de 2018, no Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O Simpósio é parte da divisão de Solo, Ambiente e Sociedade, da Sociedade Brasileira de Ciência do solo (SBCS) e tem o apoio do NEPAR-SBCS e do CNPq. O evento é voltado para professores de universidades e escolas que ensinam sobre solos e para agrônomos e demais profissionais que atuam com extensão rural.

As inscrições são limitadas (300 Vagas) e podem ser realizadas no site: http://www.sbes2018.com.br/.

O evento está sendo organizado pelo Núcleo Regional do Sul (NRS-SBCS) e será realizado na cidade de Xanxarê (SC) entre os dias 15 e 17 de abril de 2018. A reunião será realizada no Clube Cultural Recreativo Xanxarense.

Em breve mais informações no site: http://www.sbcs-nrs.org.br/index.php?secao=eventos

O evento será realizando nos dias 5 e 6 de setembro de 2018, em Goiânia. Esta edição será coordenada pelo Prof.Dr. Rafael Otto (ESALQ/USP) e Grupo de Extensão de Apoio à pesquisa e Extensão – GAPE. A terceira edição do simpósio tem como objetivo difundir o conhecimento e estimular trocas de informações referentes ao manejo de fertilidade do solo na região do Cerrado.

Acesse o site do evento para mais informações: http://fealq.org.br/inscricao-evento-parte-1

O congresso mundial de ciência do solo (WCSS) será realizado entre os dias 12 a 17 de agosto de 2018 no Rio de Janeiro. O evento será realizado em pela primeira vez em território brasileiro, debatendo sobre os avanços tecnológicos da agricultura através do manejo sustentável do solo.

Acesse o site do evento para mais informações: http://www.21wcss.org/

O evento será realizado entre os dias 5 a 9 de dezembro de 2017, em Mossoró (RN). O encontro está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação de Manejo de Solo e Água da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Essa segunda edição contará com a participação de professores e pesquisadores de diferentes universidades nacionais e internacionais. Com o tema “Manejo dos recursos solo e água para um futuro sustentável”, o Simpósio visa proporcionar aos participantes um ambiente voltado à discussão e à troca de experiências sobre a utilização sustentável dos recursos de solo e água na região semiárida, tão premente nos dias atuais.

Acesse o site do evento para mais informações: https://www.even3.com.br/smsa2017